Após críticas por ‘passeio’ em Brasília, Nóbrega diz ter ‘semana cheia de trabalho’

Especial para o VERBO ONLINE

Nóbrega 'aparece' diante do STF e do Ministério da Saúde em comitiva do prefeito Aprígio em Brasília sem ter qualquer relação com temas tratados | Divulgação

ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, em Taboão da Serra

Após ser alvo de críticas por integrar comitiva do prefeito Aprígio (Podemos) em Brasília sem nenhuma relação com os temas anunciados, quando deveria estar em Taboão da Serra para cuidar da zeladoria da cidade, o secretário Eduardo Nóbrega (Manutenção) fez nesta sexta-feira (20) uma postagem de que estava com a equipe planejando as ações da pasta. Nóbrega estaria usando o cargo para obter apoio a candidatura a deputado no ano que vem.

Aprígio esteve na capital federal na quarta-feira (18). Em vídeo diante do Supremo Tribunal Federal, ao lado de outro secretário e de uma deputada, ele aparece com Nóbrega e cita que o auxiliar é secretário de Manutenção. Em frente ao Ministério da Saúde, o secretário José Alberto Tarifa (Saúde), mesmo equivocado sobre o nome da pasta, cita Nobrega, presente, como secretário de Serviços Urbanos. O prefeito também menciona Nóbrega.

Como o VERBO revelou no fim da eleição de 2020, Nóbrega declara ser candidato a deputado em 2022. Diante do “projeto”, servidores criticaram o “passeio”. “Não entendi bem o Nóbrega. Nem disfarça. Ridículo”, disse um funcionário. Nem aprigistas pouparam o “oportunismo”. “Nada a ver manutenção com saúde. Nem com o abono do funcionalismo. Nada”, disse um comissionado, sobre a alegada justificativa de Aprígio para baixar em Brasília.

Nas redes sociais, moradores questionaram a necessidade de Nóbrega – que ganha salário de R$ 16.000,00 – em Brasília. Nesta sexta-feira, após a entrevista de Aprígio e do vice-prefeito Buscarini (PSD) a um site da cidade sobre a viagem à capital federal, servidores públicos municipais questionaram a presença de Nóbrega na comitiva, segundo a página “O Grito – Taboão da Serra”. “Qual o intuito do secretário de Manutenção na ida a Brasília?”

À noite, em postagem às 18h39, acossado por críticas e cobrança de explicações, Nóbrega escreveu: “Finalizando mais uma semana cheia de trabalho, despachando as demandas, acompanhando o trabalho das equipes e organizando a agenda para a ação de amanhã”. Procurado por este portal, Nóbrega não atendeu. Questionado por mensagem de texto sobre integrar a comitiva de Aprígio alheio aos temas tratados pela gestão, ele não respondeu.

O episódio não seria um caso isolado de uso político do cargo. Nóbrega estaria usando o expediente – e até a estrutura – da pasta para tentar ser deputado. Em apenas uma das ocasiões, ele se reuniu com um político de cidade a 70 quilômetros de distância. “Recebi na tarde de ontem a visita do vereador de Santo André Renatinho do Conselho. Na oportunidade, falamos sobre políticas públicas e projetos futuros”, postou em 14 de maio, sexta-feira.

NÓBREGA RECEBE POLÍTICO DO ABC NA PASTA DURANTE EXPEDIENTE; APÓS CRÍTICAS, EXIBE-SE COM EQUIPE

comentários

>