ALCEU LIMA
Especial para o VERBO ONLINE, em Taboão da Serra
A atleta Evani Calado, de Taboão da Serra, já está em solo japonês para os Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020 – que terão abertura no dia 24, às 8h, no Estádio Nacional do Japão. A praticante de bocha adaptada de 31 anos, da Associação Paradesportiva para Todos, disputará a classe BC3, para atletas com maior grau de comprometimento motor, assistidos por uma calheira. Evani vai defender o título na modalidade – é medalhista de ouro na Rio 2016.
As competições ocorrerão de 25 de agosto a 5 de setembro. Já as de bocha adaptada serão entre os dias 28 de agosto e 4 de setembro. Segundo o Comitê Paralímpico Brasileiro, o país competirá em 20 das 22 modalidades com delegação composta por 260 atletas (incluindo os sem deficiência como guias, calheiros, goleiros e timoneiro) – sendo 164 homens e 96 mulheres -, além de comissão técnica, médica e administrativa, no total de 434 pessoas.
Evani e demais membros da seleção brasileira voaram para o Japão no domingo (8). “Boa sorte! Deus esteja com vocês, e que tragam muitas medalhas no peito”, desejou a coordenadora da Pastoral do Gape (Grupo de Apoio à Pessoa Especial) – da Paróquia São João Batista em Taboão -, Angela Pinheiro. Nesta quarta (11), já em Hamamatsu (236 km de Tóquio), a seleção fez o primeiro treino em solo japonês. “Estamos na torcida!”, incentivou ainda Angela.
No dia 6 de julho, Aprígio (Podemos) recebeu Evani no gabinete, além do presidente da APT, Pedro Arnaldo, do paratleta Marcelo de Marco, do treinador Mateus Silva e da calheira Renata da Silva. “Conheci a história de vida dessa nordestina que irá nos representar em Tóquio. […] Desejo a Evani Calado e a toda delegação brasileira sucesso nas Paralímpiadas. Tenho certeza que Taboão da Serra estará torcendo por vocês”, disse o prefeito.
SELEÇÃO BRASILEIRA DE BOCHA NO AEROPORTO RUMO AO JAPÃO E JÁ NO 1º TREINO, EM HAMAMATSU
> Com informações da prefeitura de Taboão da Serra