ALCEU LIMA
Especial para o VERBO ONLINE, em São Paulo
O rodízio de veículos na cidade de São Paulo volta ao horário tradicional a partir da segunda-feira (2). A restrição para automóveis leves, que estava suspensa desde 22 de março, retorna nos horários de pico da manhã (7h às 10h) e da tarde (17h às 20h), de segunda a sexta-feira – a proibição noturna, das 23h às 5h, que foi criada em seguida à determinação do toque de recolher, termina com o fim da medida anunciado pelo governo de São Paulo.
Com a volta do rodízio tradicional, não podem circular, nas regiões e horários estabelecidos, os veículos, inclusive caminhões, com os seguintes finais de placas: segundas-feiras – 1 e 2; terças-feiras – 3 e 4; quartas-feiras – 5 e 6; quintas-feiras – 7 e 8; sextas-feiras – 9 e 0. Transitar em locais e horários não permitidos implica em infração de trânsito de nível médio, com multa de R$ 130,16 e perda de quatro pontos no prontuário do motorista.
Durante o rodízio – que não abrange a área da região -, os veículos ficam impedidos de circular no centro expandido, incluindo as vias que delimitam o mini-anel viário, formado pelas marginais Tietê e Pinheiros, avenidas dos Bandeirantes e Afonso D’Escragnolle Taunay, Complexo Viário Maria Maluf, avenidas Tancredo Neves e Juntas Provisórias, Viaduto Grande São Paulo e avenidas Professor Luís Inácio de Anhaia Melo e Salim Farah Maluf.
Além da suspensão do toque de recolher, o governo do Estado também anunciou na quarta-feira (28) a ampliação do horário de funcionamento do comércio até a meia-noite e a capacidade de ocupação máxima dos estabelecimentos para 80% a partir deste domingo, 1º de agosto – o horário limite era 23h e a capacidade, 60%. Os parques estaduais também podem voltar aos horários regulares de antes da pandemia também deste domingo.
A gestão João Doria (PSDB) também anunciou a antecipação do calendário de vacinação contra a covid-19, com nova previsão para que todos os adultos no Estado estejam vacinados com a primeira dose até o dia 16 de agosto. Os adolescentes de 12 a 17 anos serão imunizados a partir do dia 18. Com a antecipação, o governador afirmou que todas as restrições de horário e ocupação do comércio serão suspensas a partir do dia 17 de agosto.