Aprígio causa longa fila ao colocar 2ª dose somente no Cemur e ainda culpa idosos

Especial para o VERBO ONLINE

Fila de idosos para 2ª dose da Coronavac no Cemur; nesta 3ª e 4ª-feira, gestão Aprígio vacina também no Parque das Hortênsias, mas ainda dificulta | Band News

ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, em Taboão da Serra

A vacinação contra a covid-19 com a segunda dose da Coronavac teve longas filas no primeiro dia do “mutirão” em Taboão da Serra, nesta segunda-feira (17), como esperado, com a ideia – impensada – do governo municipal de realizar a imunização dos que receberam a primeira aplicação somente em um ponto, no Cemur (centro). Além de causar sufoco aos idosos, o prefeito Aprígio (Podemos) ainda culpou os moradores pela concentração de pessoas.

Com a aplicação da segunda dose atrasada há mais de 20 dias para um público numeroso – idosos sexagenários -, o registro de filas e aglomeração – ironicamente, na pandemia – era previsível com a vacinação em apenas um local e em três dias. A própria população alertou para a procura. “Tinha que ser no fim de semana esse mutirão para quem já está há tantos dias aguardando”, reclamou uma moradora no fim de semana. O governo ignorou.

A vacinação deveria acontecer nas 12 UBSs, nos bairros, para diluir a procura e oferecer onde os idosos – com mais dificuldade de locomoção – moram. “Por que não enviou para os postos de saúde? Falta de organização. Meus pais são idosos e têm problemas de saúde”, disse uma moradora na rede social da prefeitura. Outra cidadã avaliou que “hoje foi um horror a fila no Cemur”. “O senhor deveria enviar as doses para as respectivas UBSs”, falou.

Também na página da prefeitura no Facebook, um munícipe se disse indignado. “Meus pais foram hoje para ser administrada a 2ª dose da vacina, mas sem condições, uma enorme fila em torno do local da aplicação, idosos todos aglomerados. Fiz com que eles retornassem para casa. Mesmo com o atraso da 2ª dose, sem condições de permanecer nesse descaso, com tantos postos de saúde [que] tem o município, vazios no momento”, protestou.

Espantosamente, Aprígio pôs a culpa nos idosos. “Lamentamos por todo o ocorrido, infelizmente muitos optaram por ir justamente no primeiro dia da vacinação, causando filas”, disse. “Só acho que isso poderia ser evitado, distribuindo as doses em todas as UBSs, como estava sendo feito. Pensa nisso, prefeito”, respondeu o morador. Outra munícipe citou o transtorno. “Fila enorme, muitos idosos, com dificuldade de andar, sofrendo na fila”, disse.

Muito criticado, o governo resolveu criar um novo local para completar a imunização. Nesta terça (18) e quarta-feira (19), vai aplicar a segunda dose em um posto volante no Parque das Hortênsias (ao lado da prefeitura), além do Cemur, das 8h às 16h, sem agendamento. Basta comparecer a um dos dois pontos com RG, carteira de vacinação com a comprovação da primeira dose e cartão do SUS. Ainda assim, Aprígio não pensou no que o morador pediu.

“Reconhecendo a mancada de hoje [segunda], a prefeitura abre amanhã [terça-feira] mais um polo da 2ª dose da Coronavac para idosos. Na 3ª e 4ª-feiras, vacinas no Parque das Hortênsias e no Cemur. Mesmo assim, idosos deveriam ser vacinados nas unidades de saúde próximas de suas casas. Quem mora nas regiões do São Judas ou Leme enfrenta cerca de 40 minutos em ônibus para chegar ao local da vacinação”, disse o jornalista David da Silva.

VEJA COMENTÁRIO EM QUE APRÍGIO CULPA MORADORES POR LONGA FILA NO CEMUR PARA 2ª DOSE

SERVIÇO
Mutirão de Vacinação – 2ª dose da Coronavac
Dias 18 e 19 de maio, das 8h às 16h
No Cemur (praça Nicola Vivilechio, 151, Jardim Bontempo)
No Parque das Hortênsias (praça Miguel Ortega, 500, Parque Assunção)

comentários

>