ALCEU LIMA
Especial para o VERBO ONLINE, em Itapecerica da Serra
A Autarquia Municipal de Saúde de Itapecerica da Serra, em parceria com o Fundo Social de Solidariedade, já arrecadou mais de 800 quilos de alimentos entregues por moradores que se vacinaram contra a covid-19. A campanha “Vacina Contra a Fome” convida as pessoas das faixas etárias ou grupos indicados a receber a vacina a doarem um quilo de alimento ao se imunizar. As doações serão entregues às famílias em vulnerabilidade social.
A campanha foi idealizada pelo governo do Estado de São Paulo, que incentiva o engajamento dos municípios paulistas. Em Itapecerica, segundo a autarquia, todas as UBSs (unidades básicas de saúde) e USFs (unidades de saúde da família) estão preparadas para receber as doações, que podem ser entregues no momento da vacinação. Em seguida, a prefeitura encaminha os alimentos para o Fundo Social da cidade, que se encarrega da distribuição.
Entre os alimentos doados estão arroz, açúcar, feijão, café, leite, macarrão e vários outros artigos de primeira necessidade “que irão direto para a mesa de quem precisa”, garante a prefeitura. “A participação [doação] é totalmente espontânea, porém, de extrema importância, uma vez que vai beneficiar famílias carentes e com déficit nutricional durante este difícil momento de enfrentamento da pandemia do coronavírus”, ressalta a autarquia.
“Participe você também! No momento de receber a primeira ou a segunda dose da vacina, não se esqueça de levar sua contribuição para reduzir a fome de alguém”, incentiva a prefeitura. Itapecerica vacinou contra a covid 18.204 pessoas com a primeira dose e 9.856 com as duas doses, no total de 28.060 vacinas aplicadas, segundo o Estado. É o 614º que mais vacinou proporcionalmente entre as 645 cidades paulistas, com 10,2% da população imunizada.