Festa do Peão termina com shows gospel e balanço positivo à espera de 2015

Especial para o VERBO ONLINE

RÔMULO FERREIRA
ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, no Jardim Helena, em Taboão da Serra

Shows de cantoras gospel encerraram a Festa do Peão de Taboão da Serra, na noite deste domingo, dia 9. Raquel Nascimento, Paula Falcão e Bruna Karla se apresentaram e levaram o público a cantar junto músicas de “louvor e adoração” que interpretaram. Em maratona de sete dias de atrações, o evento reuniu os principais astros da música sertaneja como Jorge e Mateus, Fernando e Sorocaba, Jads e Jadson, Cristiano Araújo, Gusttavo Lima e Luan Santana.

Antes de anunciar Bruna Karla, o organizador e presidente de honra da festa, o empresário e vereador Ney Santos, agradeceu a presença do público e apoiadores do evento, com menção especial ao prefeito Fernando Fernandes (PSDB), à deputada estadual Analice Fernandes (PSDB) e aos vereadores, que “abriram a porta” e foram a favor, por unanimidade, do rodeio em Taboão – que, apesar do nome popular, não teve montarias em animais, proibidas por lei.

Bruna Karla e Paula Falcão cantam em shows que encerraram a Festa do Peão de Taboão da Serra 2014
Público em show gospel da festa do peão; evento reuniu astros do sertanejo em sete dias de apresentações

Ney avaliou que Taboão mostrou que tem condições de receber grandes eventos, com estrutura de qualidade e segurança, caso da festa do peão. A organização tinha como uma das preocupações centrais a tranquilidade para o público e considerou que passou no quesito também. Informação extraoficial aponta que dezenas de celulares foram furtados e uma briga “localizada” foi registrada, mas do lado de fora dos portões. A Polícia Militar patrulhou a região.

A festa enfrentou reclamação de som alto durante os shows por parcela de moradores do Jardim Helena, local da arena. “[…] Vou ver se consigo barrar isso judicialmente! Absurdo!!! Ainda mais em uma área super residencial”, disse numa rede social uma advogada que relatou ter conseguido dormir só às 4h da madrugada do primeiro dia da festa. Mas a aceitação do público em geral foi grande, inclusive de moradores do bairro, muitos entrevistados no evento.

Fernando disse que a festa foi “muito positiva”, com estrutura “muito boa, além das expectativas por ser o primeiro após quase uma década sem o evento e quando todo mundo desacreditava que podia voltar a ser realizado”, relatou ao VERBO o secretário de Esporte e Lazer, Fabio Fernandes, filho do prefeito. Fernando afirmou que a festa acontecerá em 2015 e que a expectativa é que já seja realizada no centro de eventos a ser construído em área no Jardim Record.

O centro depende de repasse de R$ 10 milhões pelo governo estadual. “Até o fim do ano que vem, deve estar pronta a arena”, disse Fernando, ainda segundo Fabio. Caso o espaço, na área da antiga antena da rádio Capital, demore a se concretizar, a prefeitura vai ajudar na definição de outro local, “vai ser parceira onde precisar”, afirmou. A organização prevê a festa em 2015 ainda no mesmo local – “estratégico”, na divisa com São Paulo – e só em 2016 no Record.

O presidente de honra Ney Santos faz agradecimento ao público e apoiadores, entre eles prefeito e vereadores

Fernando esteve presente também no último dia da festa, mas como os shows começaram depois do horário previsto deixou a arena antes do encerramento. Já o público permaneceu e prestigiou as “cantoras-pregadoras” com fervor e emoção, apesar da menor audiência. “Hoje é um dia especial, a gente vai adorar o nosso poderoso Deus. Independente da quantidade de pessoas, o mais importante é que vocês foram escolhidos para estarem aqui hoje”, discursou Ney.

No show, Paula Falcão contou, no intervalo entre uma música e outra, experiências de vida como quando teve um problema sério na garganta e correu o risco de perder a voz. Para Falcão, Deus realizou o milagre da cura do problema que sofria. Já Bruna Karla abriu o show com a música “Lindo Coral”, cantada com entusiasmo pelo público. Ela fez “aconselhamento espiritual” e orações entre as canções e levou as pessoas a crer em Jesus para vencer provações.

Quando os shows no palco terminaram, às 23h, no camarote de uma choperia um grupo de pagode gospel, o Terceiro Céu, do Capão Redondo (zona sul de São Paulo), se apresentou com repertório de músicas cristãs. Muitas pessoas que acompanharam as atrações principais se dirigiram ao espaço e permaneceram até o encerramento, à meia-noite. “A festa não termina, continuamos em festa até o ano que vem”, disse antes o locutor da Festa do Peão de Taboão.

> VEJA IMAGENS DO SHOW DE BRUNA KARLA E DO PÚBLICO NA FESTA DO PEÃO DE TABOÃO DA SERRA

comentários

>