Nomeados de Aprígio desviaram vacina-covid de UBS no Pirajuçara, diz denúncia

Especial para o VERBO ONLINE

UBS Santo Onofre, que teve desvio de vacinas contra covid-19; município vacina nesta 5ª e 6ª em 3 pontos, além das UBSs; no sábado, em mais 3 | Verbo

ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, em Taboão da Serra

Uma quantidade grande de vacina contra a covid-19 foi desviada na semana passada, na quinta-feira (8), de um posto em Taboão da Serra, a UBS Santo Onofre, no Pirajuçara, aponta denúncia recebida pelo VERBO. As vacinas furtadas chegariam em torno de mil doses e teriam sido retiradas de forma criminosa da UBS com conhecimento da diretora da unidade. Os funcionários que levaram os frascos seriam ligados a um vereador, Alex Bodinho (PL).

Três pessoas procuraram este portal para denunciar o desvio de vacinas no posto de saúde – que fica ao lado do Pronto-Socorro Infantil Municipal -, não apenas de Taboão. “Em Taboão da Serra sumiu vacina. E afastaram a mulher da UBS, a gerente”, disse um denunciante de outro município, profissional da saúde. “A diretora foi exonerada no PS [UBS] Santo Onofre. Desvio de vacinas”, falou um usuário. “O ‘bicho’ está pegando lá”, completou.

Uma terceira pessoa contatou a reportagem para fazer o mesmo relato, de forma contundente. “Houve desvio de vacinas. Uma quantidade alta. Funcionários de um certo vereador desviaram. Teriam sido, em média, mil vacinas”, disse. Ela mencionou o político envolvido. “O vereador é Alex Bodinho”, declarou. O parlamentar tem reduto eleitoral na região do Pirajuçara e é da base de apoio do prefeito Aprígio (Podemos) desde o início da legislatura.

Fernanda Lessa foi citada pelo usuário como diretora da UBS. A reportagem procurou pela gestora no posto e constatou que a pessoa deixou de ser a diretora. “Não é mais, não. Ela foi afastada. Você pode falar com a enfermeira. Também tem aquele rapaz, o Vilson. Ele está no lugar da Fernanda”, disse um atendente. “A Fernanda está afastada. Vilson é da secretaria, mas está respondendo neste momento”, afirmou uma profissional de saúde.

OUTRO LADO
Contatados sobre o desvio de vacina na UBS Santo Onofre, os secretários José Alberto Tarifa (Saúde) e Mario de Freitas (Governo) não responderam. A Secretaria de Comunicação disse que ia “buscar informações” para se manifestar. Este portal apurou que o governo Aprígio trata o caso sob sigilo para abafar e não vir a público. Procurada, Fernanda não respondeu. Na eleição, em perfil no Facebook, ela declarou voto em Bodinho.

Questionado sobre a denúncia, Bodinho alegou desconhecer o desvio de vacinas na UBS no Pirajuçara. “Não é do meu conhecimento que funcionários da UBS Santo Onofre realizaram desvios de vacina contra a covid-19. Caso haja provas concretas e verídicas mediante ao seu questionamento, a prefeitura irá tomar as medidas cabíveis para punir tamanha irresponsabilidade”, disse. Indagado sobre Fernanda ter deixado a UBS, porém, ele não respondeu.

comentários

>