Aprígio para vacina nas UBSs no feriadão e retarda 3 dias dose a idosos de 69 anos

Especial para o VERBO ONLINE

Gestão Aprígio vacina 69+ em 29, 30 e 31/3; Tarifa, Thamires, Freitas e Landiva não respondem porque vacinação não começará nesta 6ª | Taboão em Foco/PMTS

RÔMULO FERREIRA
Reportagem do VERBO ONLINE, em Taboão da Serra

O prefeito Aprígio (Podemos) paralisou a vacinação contra covid-19 nas UBSs de Taboão da Serra no “feriadão” de dez dias que decretou e obrigou os idosos a se deslocarem a um shopping para tomar a dose de prevenção ao coronavírus, no único ponto da campanha na cidade. Ele ainda retardou em três dias a imunização das pessoas de 69 a 71 anos, que só acontece a partir de segunda-feira (29), conforme a “comodidade” para o próprio governo.

O governo de São Paulo antecipou a vacinação de idosos de 69 anos ou mais para esta sexta-feira (26). Já tinha adiantado a data para sábado (27) na semana passada, ou seja, a gestão Aprígio teve tempo para organizar a “logística”, mas demonstra não ter “pressa” de vacinar a população mesmo com uma doença letal e vai aplicar a dose só a partir de segunda, restringida a um local, e por apenas três dias – 29, 30 e 31 – na próxima semana.

Aprígio quer seguir na “rotina” de administração burocrática e lenta e parece não se dar conta da urgência do recrudescimento da covid-19, particularmente em Taboão, que registra quadro de colapso diário, com lotação da UPA Akira Tada acima da capacidade. Nesta quarta (24), a UPA, preparada para 40 leitos, atingiu o alarmante número de 62 pacientes internados – 22 em macas -, patamar nunca atingido desde o início da pandemia.

O retardamento da vacinação contra uma doença que já matou 466 taboanenses e apenas nos últimos 20 dias vitimou 28 internados na UPA – 18 enquanto esperavam leito de UTI – são três dias de risco de contaminação. O VERBO questionou o secretário de Saúde, José Alberto Tarifa, a adjunta, Thamires May, e os secretários Mario de Freitas (Governo) e Arnoldo Landiva (Comunicação) por que o governo não vai começar a vacinar nesta sexta.

Tarifa não respondeu. Thamires se comunicou com o VERBO, mas se limitou a encaminhar informe da prefeitura – que este portal já tinha. “E quanto à minha pergunta?”, indagou a reportagem. Ela calou. Freitas, braço-direito do prefeito, preferiu o silêncio. Landiva não se manifestou em privado. Alvo de postagem em rede social (sobre ganhar R$ 16 mil e não responder sobre a vacinação), Landiva preferiu atacar este portal em vez de informar a população.

O governo Aprígio anuncia que a vacinação de idosos de 69 anos ou mais – e aptos a receber a segunda dose – acontecerá em drive-thru (com pessoas em carros) e “também com estrutura de atender pedestres”, nos dias 29, 30 e 31, das 8h às 16h, no Shopping Taboão, na entrada de acesso ao estacionamento coberto – sem cobrança de taxa. Será necessário fazer cadastro online obrigatório, pelo site vacina.ts.sp.gov.br, mas só a partir desta sexta.

O jornalista David da Silva, no blog “Bar e Lanches Taboão”, resumiu: “Todas as UBSs ficarão fechadas durante 10 dias – de 26 de março a 4 de abril – e não aplicarão vacinas contra covid-19. Moradores com idades de 69, 70 e 71 anos terão de se locomover até um centro comercial para serem vacinados. A interrupção ocorre no pior momento da pandemia. […] Taboão da Serra está nas manchetes internacionais com 466 mortos – 105 no governo Aprígio”.

David acrescenta: “Para ter direito à vacina a partir da 2ª-feira 29 de março, a pessoa de 69 a 71 anos será obrigada a fazer um cadastro pela internet em um site que ainda não está no ar. A Prefeitura de Taboão da Serra não explicou como vai agir com quem comparecer ao local de vacinação sem ter feito o cadastro. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) 51% dos brasileiros ainda não estão incluídos no mundo digital”.

O idoso deve levar documento de identidade, comprovante de endereço e cartão do SUS. Se for segunda dose, a carteira da primeira aplicação. David conclui: “O ponto de vacinação no estacionamento do Shopping Taboão só vai funcionar por três dias durante o feriadão de 10 dias, e apenas das 8h da manhã às 4h da tarde. Sexta, sábado e domingo deste final de semana não terá vacina. E nem quinta, sexta, sábado e domingo da semana que vem”.

SERVIÇO
Vacinação a idosos de 69 anos ou mais contra covid-19 em Taboão da Serra
Nos dias 29, 30 e 31 de março, no estacionamento do Shopping Taboão, das 8h às 16h
(o idoso de 69 anos ou mais precisa fazer um cadastro online obrigatório no link vacina.ts.sp.gov.br que estará disponível só a partir desta sexta-feira, dia 26)
– PASSO A PASSO DE COMO FAZER O CADASTRO ONLINE
* Acesse: vacina.ts.sp.gov.br
* Clique no banner: Cadastro Vacinação +69 contra a covid-19
* Informe se vai usar o sistema drive-thru (carro) ou pedestre
* Preencha os dados corretamente, leia o termo de aceite e clique em aceitar
* Anote, tire foto, faça print ou imprima seu número de protocolo que é a sua senha de atendimento
* Compareça no dia marcado para vacinação contra a covid-19 no Shopping Taboão
(entrada que dá acesso ao estacionamento coberto) – Não haverá cobrança de
estacionamento.
* Faça também o pré-cadastro no site do Estado: vacinaja.sp.gov.br
* Não esqueça de levar documento de identificação com foto, comprovante de
endereço e cartão do SUS
* Se for tomar a segunda dose (exclusivo para idosos) levar a carteirinha de vacinação
Fonte: Prefeitura de Taboão da Serra

comentários

>