RÔMULO FERREIRA
Reportagem do VERBO ONLINE, em Taboão da Serra
A partir de sexta-feira (19), idosos de 72 a 74 anos começam a ser vacinados contra a covid-19 em Taboão da Serra. A vacinação acontece de segunda a sexta, das 7h às 17h, nas 12 unidades básicas de saúde do município. Para receber a vacina, o idoso precisa apresentar documento de identidade com foto, comprovante de endereço e cartão do SUS. Para agilizar o atendimento é possível fazer um pré-cadastro no site www.vacinaja.sp.gov.br .
A gestão Aprígio informou no fim da tarde que a prefeitura foi reabastecida com mais doses de vacina e tomou a decisão de antecipar a imunização para idosos de 72 anos ou mais, mas o governo do Estado já tinha anunciado horas antes a antecipção do início da campanha para o público-alvo. Dados do Plano Estadual de Imunização (PEI) indicam um total de novas 730 mil pessoas aptas a receberem a primeira dose no Estado de São Paulo.
“De acordo com os estudos, a imunização contra a covid-19 acontece cerca de 15 dias após o paciente ter tomado a segunda dose. Mesmo assim, é preciso continuar com as medidas de prevenção. Lavar bem as mãos, evitar aglomerações e usar máscara impede não apenas a circulação do novo coronavírus, mas também reduz a transmissão de outros vírus, como o Influenza causador da gripe”, ressaltou o secretário José Alberto Tarifa (Saúde).
O município tinha 13 postos de saúde para vacinação, mas o governo desativou a UBS Clementino para ser pronto-atendimento de covid-19 – com apenas seis leitos disponíveis. A gestão diz que os idosos que moram da região da UBS fechada – referência para cerca de 20 mil usuários – poderão usar os veículos gratuitos da prefeitura para ir até outras UBSs se vacinar. Afirma que que as vans saem a cada 30 minutos da EMI Pica-Pau Amarelo, ao lado.
A Secretaria de Saúde aplicou 22.047 doses da vacina contra a covid-19, conforme o portal “Vacia Já”, do governo do Estado. Do total, 16.473 pessoas receberam a primeira dose – o que significa apenas 5,6% do total da população do município – e 5.574, a segunda aplicação – correspondentes a só 1,9% dos habitantes. Entre os 645 municípios do Estado de São Paulo, Taboão deixou de estar entre os 30 que mais vacinaram contra o coronavírus e agora é o 31º.
SERVIÇO
Vacinação de idosos de 72 a 74 anos contra covid-19 em Taboão da Serra
A partir de sexta-feira (19), nas 12 UBSs do município