RÔMULO FERREIRA
Reportagem do VERBO ONLINE, em Embu das Artes
O prefeito Ney Santos (Republicanos) montou nesta segunda-feira (15) uma usina para produção de oxigênio na UPA Santo Eduardo, que passou a atender pacientes de covid-19 “preferenciamente”, como unidade de triagem – recebe os moradores com sintomas do coronavírus. A estrutura é pequena, improvisada, de alvenaria, mas os equipamentos que captam, filtram e disponibilizam o exigênio têm capacidade de produção de 24 cilindros por dia.
Com processamento de 12 metros cúbicos de oxigênio por hora, o equivalente a um cilindro grande, a usina produz o dobro necessário da demanda atual da UPA. Apenas a unidade consome 12 cilindros por dia, segundo o governo. “A medida é necessária para que não haja desabastecimento de oxigênio neste momento tão difícil, como aconteceu em Manaus”, disse Ney. A gestão ressaltou ainda que “financeiramente será muito mais econômico”.
“Acompanhamos no último mês o aumento do uso do oxigênio e a dificuldade para aquisição da volumetria no prazo esperado. Como funciona um gabinete que tenta achar soluções antes do caos no município, decidimos pela locação da usina de oxigênio para que não dependamos da logística da entrega dos ‘torpedos’ [cilindros]”, disse à TV Globo a secretária Thais Miana (Saúde). Questionada pelo VERBO sobre o valor da locação, ela não informou.
Segundo Thais, Embu tinha nesta segunda-feira 12 pacientes com covid-19 à espera de leito de UTI, “inseridas no Cross” (central estadual de regulação de vagas) – nove aguardando havia mais de 24 horas e três, a menos de 24 horas. Porém, ela disse que o município não tinha registrado nenhuma morte de internado à espera de leito intensivo por ter cinco leitos. “Não tivemos nenhum caso ainda que tenha sido em razão da ausência de UTI”, disse.
No Estado de São Paulo, pelo menos 60 pacientes com covid-19 ou suspeita da doença não resistiram à espera por uma vaga de UTI e morreram até a noite de sábado (13), segundo a Globo. Taboão da Serra, a primeira cidade a registrar óbito de internado enquanto aguardava leito intensivo, é a mais atingida. Embu registra 259 mortes por covid-19, desde sábado, e 6.603 casos – a gestão Ney não divulga boletim há mais de uma semana, desde o dia 8.
SERVIÇO
Pronto-Socorro Irmã Annete/Centro de Combate ao Coronavírus de Embu das Artes
Rua São Lucas, 92, Jardim Vazame
UPA Zilda Arns – Unidade de triagem para covid-19
Rua Poços de Caldas, 66, Jardim Santo Eduardo