ALCEU LIMA
Especial para o VERBO ONLINE, em Itapecerica da Serra
Itapecerica da Serra perdeu doses de vacina contra a covid-19 após a unidade de saúde da família (USF) do Potuverá ser alvo de vandalismo, no início da manhã de sexta-feira (5), de acordo com a Autarquia Municipal de Saúde. Ainda segundo a prefeitura, por volta de 6h30, os primeiros primeiros funcionários que chegaram ao posto do bairro se depararam com o cadeado do portão arrombado, a porta lateral aberta e os vidros quebrados.
Nenhum objeto foi levado, porém, a autarquia não descarta ter sido uma tentativa de furto de vacinas. Não entanto, os prejuízos são irrecuperáveis. O município perdeu 439 doses de vacinas para imunização contra várias doenças, inclusive covid-19. Do total, 84 eram da Coronavac, que seriam utilizadas para imunização dos idosos residentes no Mosteiro da Paz e idosos do bairro que já estavam agendados para receber a segunda aplicação.
A USF Potuverá ficou sem energia por longo período após os fios da rede elétrica terem sido cortados. Dessa forma, todos os imunizantes que estavam na câmara de vacinas tiveram que ser desprezados. A unidade – referência para cerca de 7 mil moradores – não pôde atender na sexta e só contabilizaria o total de prejuízos com a volta da energia. “No entanto, a lamentável perda das 439 doses de vacinas já é comprovada”, informa a autarquia.
A USF conta com sistema de segurança por meio de monitoramento por câmeras e alarmes. A autarquia solicitou explicações à empresa responsável pelo monitoramento sobre a falha do equipamento de alarme, que não disparou, e sobre o fato de que nenhum responsável ter sido acionado durante a noite, no período em que a unidade permaneceu sem energia. A prefeitura registrou boletim de ocorrência sobre o caso (nº 757/2021).