RÔMULO FERREIRA
Reportagem do VERBO ONLINE, em Embu das Artes
A prefeitura de Embu das Artes iniciou nesta segunda-feira (1º) a vacinação de idosos de 78 e 79 anos contra a covid-19. O município é o primeiro da região a imunizar moradores com menos de 80 anos, mas com estratégia questionável ao aplicar as doses em apenas dois locais, o parque Francisco Rizzo (centro) e na UBS Independência, na periferia. Para ser vacinado, o público-alvo deve levar RG ou CPF e comprovante de que reside em Embu.
Com poucos locais para a imunização contra o coronavírus, o governo Ney Santos (Republicanos) dificulta o acesso à vacina quando se trata justamente de um público com dificuldade de locomação. “Só dois pontos de vacinação? Tem que ampliar, para evitar o deslocamento de nossos idosos, e o caos no entorno desses lugares. Logística equivocada!”, criticou uma moradora no informe da prefeitura sobre a campanha para as pessoas com “78+”.
Em uma rede social, o vice-prefeito Hugo Prado (MDB) se empolgou na “marquetagem” e fez afirmação “fake” de que Embu é “a primeira cidade do Brasil a alcançar esse grupo prioritário”. Dezenas de municípios já iniciaram a vacinação de septuagenários, como Recife, que vacinou idosos de 78 na sexta, e Tremembé (SP), que começou nesta segunda a vacinar pessoas de 75 anos. O Distrito Federal iniciou a imunização a partir de 76 anos na sexta.
BOLETIM
Embu registra 249 mortes por covid-19 e 6.246 casos – há menos de uma semana, no dia 22, notificava 246 óbitos e 6.099 diagnósticos positivos. Os dados são da Secretaria Estadual de Saúde. Retardatário, o governo Ney ainda (des) informa 246 vítimas e 6.115 infectados, segundo boletim de 24 de fevereiro, ou seja, cinco dias de atraso. O informe no site da prefeitura ainda está desatualizado, na quarta passada Embu contava 248 mortes e 6.144 casos.
SERVIÇO
Vacinação contra covid-19 de idosos de 78 anos ou mais em Embu das Artes
No parque Francisco Rizzo (r. Alberto Giosa, 390, centro), de segunda a sábado, e na UBS Independência (estr. Constantinopla, 3.200, Jardim Independência), de segunda a sexta, ambos das 9h às 17h
Centro Médico Embuense de Combate ao Coronavírus
Rua São Lucas, 92, Jardim Vazame, Embu das Artes