ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, em Taboão da Serra
Mais assolado pela covid-19 na região, com 372 mortes e 11.208 casos, Taboão da Serra iniciou nesta terça-feira (19) a vacinação contra o novo coronavírus, em um dia histórico para o município. Taboão recebeu no início da noite do governo de São Paulo a Coronavac, vacina desenvolvida pelo Instituto Butantan. O próprio prefeito Aprígio (Podemos), ao lado do secretário José Alberto Tarifa (Saúde), recebeu o primeiro lote de 4.360 doses do imunizante.
A auxiliar de enfermagem Vera Lúcia de Souza, de 60 anos, dos quais 25 como servidora da prefeitura, foi a primeira taboanense a ser vacinada, minutos depois da chegada da vacina. “Foi um grande presente de Deus! Assim que fui informada que seria a primeira profissional da saúde que receberia a vacina, não contive a minha emoção. Tivemos muitas mortes e a vacina traz a esperança de que vamos conseguir salvar vidas”, disse ela.
Vera trabalha no Centro de Especialidades de Taboão. “A gente escolheu aleatoriamente, por sorteio, entre os funcionários que trabalham aqui perto e tinham a possibilidade de vir até aqui. A Verinha foi escolhida, e muito bem escolhida, para a ser a primeira taboanense a ser vacinada”, disse Tarifa. A aplicação foi feita pela enfermeira Elisabete Gonçalves Furquim, que destacou a emoção de estar em suas mãos a esperança de poder salvar vidas.
O prefeito ressaltou que Taboão é a primeira cidade da região a receber a Coronavac – apenas cerca de 48 horas depois de ser aplicada pela primeira vez no Estado, no domingo (17). “É um dia de muita felicidade. Taboão da Serra saiu na frente de muitas cidades. Entregamos nosso plano de vacinação muito cedo, bem completo e o governo do Estado nos mandou as doses”, comemorou Aprígio, que ajudou a descarregar as caixas com a vacina.
“A vacina que está chegando hoje vai salvar muitas vidas. Esse é um trabalho de prevenção que a gente fica muito feliz, pois a esperança chegou”, salientou o prefeito, com sorriso visível, mesmo sob a máscara de proteção, ao receber a vacina. Além de ser um dos primeiros municípios paulistas a receber a Coronavac, Taboão será a cidade da região do Conisud (oito municípios) que mais receberá doses neste primeiro momento, segundo a prefeitura.
A gestão Aprígio atribui o “privilégio” ao fato de o Comitê de Enfrentamento à Covid-19 trabalhar desde o período de transição para assegurar a imunização dos moradores. O comitê criou o Plano de Ações para Imunização contra a Covid-19, que foi enviado ao governo do Estado e aprovado “com louvor”. O plano apresenta ações de logística, armazenamento, além dos esquemas de aplicação da vacina e estratégias que serão adotadas pelo município.
Embora a vacina já tenha chegado à cidade, Tarifa reforçou que as diretrizes estaduais serão seguidas. “Seguiremos o calendário de imunização estabelecido pelo governo do Estado. Por isso, nessa primeira fase mais de quatro mil profissionais da saúde dos setores públicos e privados da cidade serão vacinados. Não é tempo para a população ir ao posto de saúde em busca da vacina e nem é momento de relaxar com os cuidados”, afirmou o secretário.
“Em breve mais doses serão entregues e mais moradores serão vacinados”, frisou Tarifa. Taboão tem expectativa de receber 180 mil doses. Apesar de não dizer se a vacinação dos profissionais de saúde começará imediatamente – o governo chegou a divulgar que iniciaria segunda (25) -, Aprígio em rede social diz que já acontece nesta quarta. “Recebemos 4.360 doses nesta noite e iremos iniciar a vacinação dos profissionais da saúde amanhã [hoje]”, disse.