ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, em Taboão da Serra
A partir da próxima segunda-feira (25), Taboão da Serra deve começar a vacinar contra o novo coronavírus. O prefeito Aprígio (Podemos) disse que Taboão teve o Plano Municipal de Imunização aprovado pelo governo de São Paulo. Os profissionais da saúde serão os primeiros a serem vacinados. Está prevista a vacinação de 90 mil moradores dos grupos prioritários. Como são duas aplicações, o município receberá incialmente 180 mil doses.
A vacina será aplicada nas 13 UBSs da cidade, que terão o atendimento ampliado até as 20h. Entre as 17h e 20h, serão realizadas apenas atividades relacionadas à vacinação dos grupos prioritários conforme o cronograma previsto – que ainda será divulgado. A prefeitura poderá vacinar em escolas próximas às UBSs, durante os fins de semana, além de locais de grande concentração de pessoas, como empresas, condomínios, igrejas entre outros.
O governo municipal quer facilitar o acesso e diminuir o deslocamento de pessoas, inclusive evitar aglomerações e risco de contágio. Taboão registra 369 mortes pelo coronavírus, nesta segunda (18). O munícipio tem a maior taxa de mortalidade pela covid-19 entre as oito cidades do Conisud, 125,65 óbitos por 100 mil habitantes – a segunda maior, de Cotia (264 mortes), é de 104,09, bem atrás. Taboão soma ainda 11.190 casos desde o início da pandemia.
O secretário de Saúde, José Alberto Tarifa, diz que a imunização será iniciada quando a vacina chegar ao município e que não é hora de ir atrás nas UBSs. “A prioridade é imunizar os nossos profissionais de saúde, que estão na linha de frente do combate à covid-19. Fazemos o pedido para as pessoas aguardarem o cronograma, não é momento de ir até o posto de saúde, vamos obedecer o calendário e iniciar pelos grupos prioritários”, disse.
Aprígio celebrou a aprovação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária das vacinas, neste domingo. “Dia especial para todos nós brasileiros. Estou muito feliz com a aprovação da Anvisa para o uso emergencial das vacinas CoronaVac e AstraZeneca. Taboão está preparado para esse momento. Nosso Plano Municipal de Imunização foi aprovado com louvor e a previsão é vacinar 90 mil taboanenses dos grupos prioritários”, disse.