ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, em Taboão da Serra
O IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) de Taboão da Serra neste ano de 2021 poderá ser pago à vista com 7% de desconto ou em até 10 vezes (sem juros) sem desconto. A primeira parcela terá vencimento em 22 de março (segunda-feira), tanto para pagamento em uma única vez, quanto parcelado. A prefeitura informa que a distribuição dos cerca de 70 mil carnês do tributo deve começar no final de fevereiro e ir até meados de março.
O contribuinte que escolher não pagar à vista não terá juros e poderá quitar cada uma das dez parcelas até do dia 22 de cada mês. Os boletos podem ser pagos nas Casas Lotéricas ou nos bancos conveniados: Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Bradesco, Itaú e Santander. A prefeitura ressalta que o pagamento nos bancos será, preferencialmente, por meio de caixas eletrônicos e Internet Banking. O IPTU deste ano terá reajuste de 3,94%.
O percentual foi definido com base no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-IBGE). O decreto municipal 254/2020, publicado na “Imprensa Oficial do Município” de 18 de dezembro, estabeleceu o indicador de reajuste. Apesar de baixado pelo governo anterior, o reajuste ocorre anualmente. “Sabemos que o aumento [da tarifa de ônibus] é de lei, como o aumento do IPTU também é de lei”, disse o vice-prefeito Buscarini (PSD) na posse, dia 1º.
Caso não recebam o carnê, a partir da segunda semana de fevereiro, os munícipes poderão retirar a 2ª via do IPTU pela internet ou presencialmente. Pela internet, basta acessar www.ts.sp.gov.br. Já pessoalmente, é necessário se dirigir ao Atende (rua Elisabetta Lips, 55, Jardim Bontempo), de segunda a sexta, das 8h30 às 16h30. Devido à pandemia da covid-19, a prefeitura orienta que o atendimento presencial seja apenas em casos excepcionais.