Na posse, Nakano fala em resgatar ‘dignidade’ de Itapecerica; Val Santos presidirá Câmara Municipal

Especial para o VERBO ONLINE

O prefeito Francisco Nakano (PL) reverencia bandeira de Itapecerica ao assumir o cargo, após empossado com o vice Rafael em ato no ginásio | PMIS/Divulgação

ALCEU LIMA
Especial para o VERBO ONLINE, em Itapecerica da Serra

O prefeito de Itapecerica da Serra, Francisco Nakano (PL), afirmou ao tomar posse na sexta-feira (1º), no ginásio de esportes (centro), que os compromissos de campanha serão “honrados”, que irá realizar uma administração “transparente” e “inovadora” e que “nenhum bairro será esquecido”, nem “os mais distantes”. Eleito com 36.614 votos, com o vice Rafael Antônio (Podemos), Nakano disse aos vereadores que “precisamos trabalhar unidos”.

Nakano prometeu “resgatar a dignidade” do município. “Todos os compromissos que eu e o Rafael assumimos durante nossa campanha serão honrados, principalmente nossa promessa de recuperarmos a dignidade da cidade. Nada vai nos impedir do que tem que ser feito. Estou muito otimista, porque eu, Rafael e toda nossa equipe vamos buscar fazer o melhor, todos os dias, para que possamos ter orgulho de morar em Itapecerica”, disse.

“Juntos cumpriremos todas as nossas propostas de plano de governo, garantindo uma administração transparente, inovadora e com a participação de todos os servidores”, frisou Nakano. Ele falou sobre os principais desafios, sem esquecer o problema de início de ano, as enchentes. “Não podemos deixar de dar totais condições para a Defesa Civil, criando projetos preventivos e programas de preparação da população e logística em situações emergenciais.”

Nakano citou áreas prioritárias de um governo. Na educação, falou em uma gestão com “diálogo” e “humana”. Na segurança, prometeu uma ação louvável. “Um dos principais objetivos é a implantação da Patrulha Guardiã Maria da Penha, tendo como objetivo principal assegurar a integridade física, moral e psicológica das mulheres, dando suporte para denunciar qualquer tipo de agressão e amparando para administrar os traumas”, afirmou.

Formado em medicina, Nakano focou a saúde ao dizer que chegou a Itapecerica em 1981 e iniciou como médico, concursado, em 2005. “Contudo, circulei por todos os cantos da cidade, exercendo a função de médico vascular e clínico geral. Muitos me conhecem aqui pelo trabalho no Samu, o qual com muito orgulho ajudei a implantar. Portanto, posso dizer com propriedade: que passou da hora de cuidarmos mais da saúde da nossa cidade”, disse.

O prefeito também mencionou a covid-19 e apontou gravidade da pandemia no município – que registrou 175 mortes e 2.937 casos até 30 de dezembro, o último boletim divulgado. “Neste ano sofremos um duro golpe. Muitos familiares tiveram suas vidas ceifadas por um vírus, na nossa cidade não foi diferente. Precisamos nos preparar melhor, por isso vou acompanhar de perto o trabalho da minha equipe para que isso aconteça”, ressaltou.

Nakano garantiu que “nenhum bairro será esquecido”, terá “olhar atento” até para “os mais distantes”, quando alfinetou o rival Jorge Costa (PTB). “A cidade não pode servir somente um pequeno grupo. A cidade é de todos. Todo cidadão merece ser tratado com o mesmo respeito e atenção. Derrotamos uma das maiores forças políticas da cidade, mas nosso espírito não é de vingança. Olhar apenas pelo retrovisor não vai ajudar em nada”, afirmou.

Nakano pediu união aos vereadores – dos 12, apenas dois foram eleitos na coligação do novo prefeito. “Precisamos trabalhar unidos nestes próximos quatro anos. Juntos vamos conseguir realizar tudo que desejamos de melhor para o nosso povo. Conto com vocês. Peço humildemente a todos que nos acompanham nos ajude a governar, porque a cidade, como eu disse é de todos e hoje posso dizer que Itapecerica está em boas mãos”, declarou.

“Hoje estamos realizando um sonho. Um sonho que não era só meu e sim da cidade, que queria renovação”, disse ainda Nakano. Após a cerimônia, ele se dirigiu à prefeitura, assumiu o cargo de chefe do Executivo – beijou a bandeira do município – e empossou os 13 secretários, entre eles o de Governo, Ciência e Tecnologia, Renato Rainha; Educação, Márcio Bezerra; da Autarquia de Saúde, Flávio Bergamaschi; e de Finanças, Antônio Godoy.

NOVA CÂMARA
A cerimônia, que teve transmissão online e não contou com público como prevenção ao contágio pelo novo coronavírus, foi marcada também pela posse dos vereadores eleitos para a legislatura de 2021-2024 e ainda pela eleição da mesa-diretora para o biênio 2021-2022. Val Santos (Republicanos) foi eleito presidente; Kinho Brito (PL), vice-presidente; Cícero Melo (DEM) ficou como primeiro-secretário; e Fábio Santana (PT), como segundo-secretário.

NOVO GOVERNO NA PREFEITURA DE ITAPECERICA DA SERRA NO QUADRIÊNIO 2021-2024
Prefeito – Francisco Nakano (PL)
Vice-prefeito – Rafael Antônio (Podemos)

Secretários/Superintendente
Flávio Bergamaschi – Autarquia Municipal de Saúde
Ivan Carneiro – Segurança, Trânsito, Transporte e Defesa Civil
Tiemi Nakano – Inclusão Social
Renato Rainha – Governo, Ciência e Tecnologia (Departamento de Comunicação)
Antônio Godoy – Finanças
Márcio Bezerra – Educação
Gerson Lazarin – Turismo
Romeu Nicolatti – Cultura
José Brito – Administração
Gilberto Pascon – Planejamento e Meio Ambiente
João Miranda – Habitação
Fernando Andrade – Obras e Serviços Urbanos
Evandro Pinheiro – Esporte e Lazer

comentários

>