ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, em Taboão da Serra
O prefeito eleito Aprígio (Podemos), o vice-prefeito eleito Buscarini (PSD) e os 13 vereadores da 15ª legislatura tomam posse na sexta-feira (1º), às 10h, na Câmara Municipal, mas a cerimônia não será aberta ao público, devido às restrições impostas pelo governo paulista para todo o Estado para conter a alta da covid-19. O ato seria presencial, no Cemur, mas com a decretação da fase vermelha da quarentena será virtual, transmitida online.
Apenas o prefeito, vice e vereadores eleitos e familiares, além de assessores, estarão presentes no prédio do Legislativo, no Jardim Helena – membros da imprensa também deverão acompanhar a posse presencialmente. Segundo a assessoria da Câmara, cada vereador irá ficar isolado, ao lado de poucos parentes, em seu respectivo gabinete. Aprígio e Buscarini deverão ficar na sala da presidência. Toda cerimônia será transmitida pelo Youtube.
O vereador Marcos Paulo (PSDB), o mais votado nas eleições neste ano, conduzirá a posse online. “Temos certa experiência com esse ambiente virtual, não é á situação ideal, nem a que a gente esperava, mas temos que dar o exemplo e lembrar que a pandemia não acabou e temos que evitar ao máximo aglomerações e usar sempre a máscara e usar o álcool em gel, além de lavar as mãos”, disse Paulinho, atual presidente do Legislativo.
A sessão terá também a eleição da nova mesa-diretora da Câmara, que irá administrar o Legislativo no biênio 2021-2022. Serão eleitos o presidente, vice, primeiro-secretário e segundo-secretário. Oito vereadores foram eleitos na coligação do candidato engenheiro Daniel (PSDB) e na oposição a Aprígio. O grupo tem como candidato a presidente Carlinhos do Leme (PSDB). André Egydio (Podemos) é o nome do prefeito eleito para comandar a Casa.
Os vereadores que tomarão posse são Marcos Paulo, Joice Silva (PTB), Gallo (Republicanos), Érica Franquini (PSDB), Luzia Aprígio (Podemos), Sandro Ayres (PTB), Anderson Nóbrega (MDB), Nezito (Republicanos), Carlinhos do Leme, Alex Bodinho (PL), Ronaldo Onishi (DC), enfermeiro Rodney (PSD) e Egydio. Os vereadores que encerram o mandato no dia 31 ainda não votaram o orçamento municipal de 2021 e voltam a se reunir nesta quarta-feira (30) às 16h30.
SERVIÇO
Cerimônia de posse do prefeito, vice e vereadores de Taboão da Serra
1° de janeiro, a partir das 10h, via online
Youtube: Câmara Municipal de Taboão da Serra