Com ‘destino da cidade nas mãos’, Aprígio, Buscarini e 13 vereadores eleitos de Taboão são diplomados

Especial para o VERBO ONLINE

Aprígio e Buscarini com as mulheres, e vereadores eleitos - 11 dos 13 na foto - após serem diplomados nesta 6ª; posse ocorre dia 1º | Alan Santana/Divulgação

ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, em Taboão da Serra

O prefeito e o vice-prefeito eleitos de Taboão da Serra, Aprígio (Podemos) e Buscarini (PSD), respectivamente, e os 13 vereadores eleitos para a Câmara Municipal foram diplomados nesta sexta-feira (18) pela Justiça Eleitoral, em cerimônia online – para evitar aglomeração em prevenção à pandemia de covid-19. A diplomação é o ato que confirma que os candidatos foram eleitos e não têm nenhum impedimento para assumir os respectivos cargos.

O juiz Nelson Casalleiro, da 324ª Zona Eleitoral de Taboão, que presidiu a breve cerimônia, ressaltou a relevância e responsabilidade de terem sido escolhidos nas urnas, democraticamente, para governar e legislar pelo município. “Os senhores e as senhoras representam os anseios da população de Taboão da Serra. Os senhores e as senhoras têm nas mãos o destino da cidade nos próximos quatro anos. Muito boa sorte no exercício do mandato”, disse.

Os eleitos para o Executivo e o Legislativo assumirão os mandato de 1º de janeiro de 2021 a 31 de dezembro de 2024. Os vitoriosos na eleição em 15 de novembro, no caso dos vereadores, e em 29 de novembro, para prefeito e vice – na primeira disputa em 2º turno na história da cidade -, vão tomar posse no primeiro dia do próximo ano em cerimônia que deve ser presencial, com observância de medidas sanitárias e de segurança contra o coronavírus.

Aprígio, que deixou o mandato de deputado estadual, será o nono prefeito de Taboão em 61 anos como município. Eleito com 67.853 votos, ele disse que “foi através do seu voto que hoje eu e meu vice, Buscarini, tivemos o privilégio de ser oficialmente diplomados” e salientou que “o sonho começa a se realizar”. “A partir do ano que vem estaremos juntos mais uma vez para começar nosso processo de reconstrução de Taboão da Serra”, afirmou.

Seis vereadores novos iniciarão o mandato, entre 13 eleitos. A renovação foi de 46%, mas nem todos os demais parlamentares foram rejeitados nas urnas. É que quatro disputaram outros cargos (prefeito ou vice) e dois não concorreram. Dos oito que tentaram novo mandato, apenas um não conseguiu. Mesmo com a cerimônia não presencial, os vereadores, depois de diplomados, se reuniram e posaram para foto na Câmara – 11 dos 13.

O vereador Marcos Paulo, o Paulinho (PSDB), o mais votado (4.444 votos), atual presidente da Câmara, manifestou votos de boa vereança aos colegas. “Desejo sorte a todos os veredores, reeleitos e novos. Que possamos estar munidos do sentimento de servir a população da melhor forma possível no nosso mandato, esse é o nosso compromisso”, disse. Ele irá presidir a cerimônia de posse do prefeito, vice-prefeito e vereadores eleitos no dia 1º.

OS ELEITOS EM TABOÃO DA SERRA – MANDATO DE 1º DE JANEIRO DE 2021 A 31 DE DEZEMBRO DE 2024
Prefeito
Aprígio (Podemos) – 67.853 votos (eleito)
Vice-prefeito
Buscarini (PSD) (eleito)
Vereadores
Marcos Paulo (PSDB) – 4.444 votos (reeleito – 3º mandato)
Joice Silva (PTB) – 3.820 votos (reeleita – 3º mandato)
Gallo (Republicanos) – 3.751 votos (eleito – 1º mandato)
Érica Franquini (PSDB) – 3.576 votos (reeleita – 3º mandato)
Luzia Aprígio (Podemos) – 3.187 votos (eleita – 2º mandato)
Sandro Ayres (PTB) – 2.985 votos (eleito – 1º mandato)
Anderson Nóbrega (MDB) – 2.951 votos (eleito – 1º mandato)
Nezito (Republicanos) – 2.914 votos (eleito – 1º mandato)
Carlinhos do Leme (PSDB) – 2.869 votos (reeleito – 3º mandato)
Alex Bodinho (PL) – 2.841 votos (reeleito – 2º mandato)
Ronaldo Onishi (DC) – 2.826 votos (3º mandato)
Enfermeiro Rodney (PSD) – 2.478 votos (1º mandato)
André da Sorriso (Podemos) – 2.387 votos (3º mandato)

comentários

>