RÔMULO FERREIRA
Reportagem do VERBO ONLINE, em São Paulo
O governador João Doria (PSDB) anunciou nesta quinta-feira (17) que as escolas estaduais devem retomar as aulas presenciais em fevereiro de 2021 mesmo que haja piora na pandemia da covid-19. A decisão cabe mesmo se algumas regiões do Estado retornarem à fase vermelha do “Plano São Paulo” de flexibilização, a mais restritiva. Na regra vigente, as escolas, tanto públicas quanto privadas, só poderiam receber alunos na fase amarela do plano.
As aulas presenciais serão retomadas no dia 1º de fevereiro, independente de qual fase cada região esteja, só haverá restrição de presença. Se uma área estiver nas fases vermelha ou laranja, as escolas da educação infantil até o ensino médio poderão receber 35% dos alunos diariamente. Na fase amarela, poderão receber até 70% dos estudantes, e na fase verde, até 100%. Os protocolos sanitários devem ser cumpridos em todas as fases.
Para o secretário estadual de Educação, Rossieli Soares, a escola não pode mais fechar e é necessário que a população entenda a importância da volta às aulas presenciais. “Neste momento de pandemia, as famílias precisam entender sobre o quanto é cada vez mais fundamental e importante ter os filhos frequentando a escola. Para continuarem a aprendizagem e serem acolhidos em vários aspectos. Principalmente, emocionalmente”, disse.
“A decisão para manter escolas abertas é embasada em experiências internacionais e nacionais e tem como objetivo garantir a segurança dos alunos, dos professores e dos funcionários da rede pública e privada de ensino, além do desenvolvimento cognitivo e socioemocional de milhões de crianças e adolescentes do Estado”, disse Doria. Os municípios que discordarem da medida terão de comprovar que não têm condições de retomar as aulas.