Antes ‘indecisa’, Luzia Aprígio promete assumir mandato, mas aliada de Nóbrega que posta vídeo

Especial para o VERBO ONLINE

Luzia diz em vídeo que assumirá cadeira na Câmara e nega que será candidata a deputada ao citar que o marido fez acordo para apoiar Nóbrega | Reprodução

ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, em Taboão da Serra

A vereadora eleita Luzia Aprígio (Podemos) afirmou em vídeo divulgado na quarta-feira (9) que assumirá o mandato na Câmara, a partir de janeiro de 2021, menos de uma semana depois de dizer que não tinha se decidido e poderia comandar uma secretaria no governo do marido, o prefeito eleito Aprígio (Podemos). Curiosamente, o depoimento não foi postado por Luzia, mas por uma apoiadora do candidato a prefeito derrotado Eduardo Nóbrega (MDB).

Na primeira entrevista coletiva concedida por Aprígio, na quinta-feira (3), Luzia disse não ter decidido sobre ocupar a cadeira legislativa e cogitou não assumir. “Ainda não me decidi. Estou conversando com o pessoal para ver onde que me encaixo. Se for melhor na prefeitura, se for ajudar mais, eu fico na prefeitura. Agora se eles chegarem a uma conclusão que sou mais útil na Câmara, com certeza, eu vou para lá, meu intuito é ajudar e trabalhar”, disse.

“Eu acho que lugar é o de menos, o importante é a gente estar trabalhando a favor da população, sofrida, que está confiando muito nesse projeto. Estou à disposição tanto na prefeitura quanto na Câmara”, completou Luzia. No vídeo, ela mudou o discurso: “Eu quero dizer que vou assumir, sim, meu cargo de vereadora, vou estar como vereadora, junto com os 12 vereadores, que são 13. Vou ajudar no que for possível, no que tiver ao nosso alcance”.

Luzia também falou que não concorrerá a vaga na Assembleia Legislativa daqui a dois anos. “E [quero] dizer também que não tenho pretensão nenhuma de sair candidata a deputada. Por quê? Lá atrás o ‘seu’ Aprígio já fez um acordo com uma pessoa para nós ‘ajudar’ ele, ‘ajudar’ essa pessoa. O que o ‘seu’ Aprígio falou vai cumprir, e nós vamos ajudar. A gente não costuma falar uma coisa e voltar atrás”, disse – mas ocultando o nome do beneficiado.

Luzia gravou o vídeo e demonstrou irritação após o “Taboão em Foco” noticiar que vai assumir uma secretaria e poderá ser candidata a estadual em 2022, como nome do Podemos na região. O site disse que após a reportagem vereadores eleitos na oposição divulgaram trecho do regimento da Câmara sobre pedidos de licença e avisaram que “votaremos contra”. A coligação de engenheiro Daniel (PSDB) elegeu a maioria – oito dos 13 membros.

Na gravação, Luzia disse ainda que “estou aqui para esclarecer um comentário maldoso que está nas redes sociais sobre a minha pessoa” e que “se tiver que falar alguma coisa eu mesma gravo um vídeo”. No entanto, ela não postou o pronunciamento na própria página virtual. Uma apoiadora de Nóbrega que publicou no perfil pessoal. Correligionários teriam ficado com receio de Nóbrega não ter mais o apoio e correram para fazer Luzia desmentir.

Aprígio recebeu apoio de Nóbrega no 2º turno em troca de “ajudar” o aliado a se eleger deputado estadual em 2022, em acordo costurado pelo prefeito reeleito de Embu das Artes, Ney Santos (Republicanos), conforme revelou o VERBO. Aprígio venceu a eleição de forma apertada, mas o apoio foi vital por conta de Nóbrega ter perfil de eleitorado com tendência em votar no “candidato da máquina”. Procurada pela reportagem, Luzia não atendeu.

comentários

>