Sob alerta, Embu tem 11 mortes por covid em 15 dias e se aproxima de 200 óbitos

Especial para o VERBO ONLINE

Hospital de campanha no Vazame; Embu registra 197 óbitos por covid-19 e 4.249 casos; Ney não divulga boletim atualizado há quase dez dias | A. Oliveira/Verbo

ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, em Embu das Artes

Embu das Artes registrou 11 mortes por covid-19 em cerca de duas semanas e se aproxima de 200 vítimas no total. Nesta quarta-feira (9), notificou o 197º óbito e 4.249 casos desde o início da pandemia – no dia 23 de novembro, eram 186 vidas perdidas para a doença e 4.039 infectados. Os dados são da Secretaria Estadual da Saúde. O governo Ney Santos (Republicanos) tem como diretriz a falta de transparência e não divulga boletim atualizado.

O último boletim divulgado é o de 2 de dezembro, com 194 óbitos e 4.165 casos – é a única cidade da região que não informa o quadro diário da pandemia. Embu tem taxa de mortalidade de 71,2 óbitos por 100 mil habitantes, mas se suspeita que seja mais alta. Um informe interno da Secretaria Municipal da Saúde de 23 de maio indicava que as mortes pela doença no município eram 40. Boletim oficial do mesmo dia divulgado pela gestão citava 36.

A suspeita de subnotificação é reforçada pela gestão também esconder o perfil dos óbitos e o número de consultas e internações por covid-19 no hospital de campanha do Vazame, que, por outro lado, serve como centro particular para atender pacientes “VIP”, como a secretária-adjunta Maria Serrano (Saúde). Por falta de transparência, Ney foi advertido quatro vezes pelo Tribunal de Contas, inclusive de que pode ter as contas rejeitadas pelo descaso.

A ocorrência de mortes no hospital do Vazame só é conhecida quando um paciente de outra cidade da região vem a óbito, por exemplo, de Taboão da Serra, cuja prefeitura informa onde o munícipe estava internado. Em outubro, o governo Ney anunciou testagem gratuita de covid, apenas oito meses depois dos primeiros casos. Moradores reclamavam da falta de testes e disseram que a gestão resolveu ofertar o exame apenas às vésperas das eleições.

Após Ney, candidato à reeleição, passar toda a campanha sem respeitar o isolamento social – sem máscara, abraçou e beijou eleitores -, com o fim do período eleitoral o governo agora reforça junto à população para “não promover aglomerações”, “manter distanciamento entre os indivíduos de pelo menos 1,5m”, “usar máscara em locais públicos”. Contudo, só mantém um ponto de testagem, no parque Rizzo, em vez de três antes das eleições.

Há dez dias, o governo do Estado listou Embu entre as 62 cidades paulistas em estado de alerta para a covid-19, que registraram maiores taxas de aumento de internação e ocupação de camas hospitalares por pacientes. Segundo a atualização dos dados em 28 de novembro, Embu apresentou ocupação média de leitos acima de 75% e aumento de internações em mais de 10%, na comparação dos últimos sete dias com o mesmo período anterior.

SERVIÇO
Centro Médico Embuense de Combate ao Coronavírus
Rua São Lucas, 92, Jardim Vazame, Embu das Artes

comentários

>