RÔMULO FERREIRA
Reportagem do VERBO ONLINE, em Taboão da Serra
O Poupatempo ampliou a oferta de serviços que podem ser realizados de maneira digital. O cidadão passou a ter à sua disposição mais de 90 opções de serviços disponíveis no portal www.poupatempo.sp.gov.br, nos totens de autoatendimento e aplicativo “Poupatempo Digital”. Entre os serviços estão a mudança ou adição de categoria, primeira habilitação/CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e liberação de veículos.
A ampliação ocorreu por meio da Prodesp, empresa de tecnologia do Estado, e pode dar aos cidadãos uma navegação objetiva, em que é possível solicitar os serviços “com agilidade e comodidade”. Segundo o Poupatempo, além de facilitar a vida do cidadão, desburocratizando e oferecendo cada vez mais praticidade, a digitalização possibilita que os processos sejam resolvidos sem a necessidade de sair de casa, especialmente na pandemia.
“Diante do cenário atual, em que é necessário evitar aglomerações, o governo não tem medido esforços para ampliar a quantidade de serviços digitais à população. Hoje, o portal e aplicativo do Poupatempo oferecem atendimento online, com a mesma qualidade e eficiência do presencial, ainda com capacidade reduzida devido a pandemia do coronavírus”, explica Murilo Macedo, diretor de Serviços ao Cidadão do Poupatempo.
A disponibilidade dos serviços de maneira remota é uma forma de garantir as vagas no atendimento presencial para os serviços que são obrigatórios a confirmação biométrica, como o RG e primeira CNH. Os demais serviços do Poupatempo de forma remota não são realizados de modo presencial, como segunda via e renovação da CNH, licenciamento, transferência e venda e registro de veículos. IPVA, Atestado de Antecedentes Criminais, Seguro Desemprego, Carteira de Trabalho e Nota Fiscal Paulista também são realizados 100% online.
> com informações do Poupatempo