Videomonitoramento em Taboão da Serra tem sido aliado no combate ao crime

Especial para o VERBO ONLINE

O Centro de Operações e Inteligência (COI) conta com 40 câmeras de vídeo e 28 de "muralhas" para rastrear carros que entram no município | Ricardo Vaz-PMTS

RÔMULO FERREIRA
Reportagem do VERBO ONLINE, em Taboão da Serra

Uma motocicleta furtada no início do mês na Vila Iasi foi recuperada graças a uma ação da Guarda Civil Municipal em conjunto com o COI (Centro de Operações e Inteligência) de Taboão da Serra. Os GCMs faziam patrulhamento preventivo na região quando perceberam que um motociclista que passava pela via tentou dar meia volta ao ver a blitz. Os guardas abordaram o piloto e, ao consultarem o COI, constataram que a moto era produto de furto.

O piloto e a moto foram apreendidos e levados ao 1º DP de Taboão, onde permaneceram detidos. Essa não é a primeira vez que o COI ajuda na recuperação de veículos subtraídos. Desde a implantação do videomonitoramento, em 29 de junho, 11 veículos roubados e furtados foram recuperados. O sistema opera com mais de 40 câmeras de alta resolução instaladas em locais estratégicos da cidade, conectado à Secretaria Estadual de Segurança Pública.

O COI permite o monitoramento da cidade 24 horas por dia. O sistema também é composto por 28 câmeras de “muralha” (dispositivo tipo “pardal”), que criam espécie de barreira nas fronteiras do município ao ser capazes de detectar a placa de veículos furtados ou roubados – entrou na cidade, o carro ou moto poderá ser rastreado e monitorado. De acordo com a prefeitura, o sistema traz o que há de mais moderno em softwares inteligentes.

A tecnologia permite também que as polícias Militar e Civil tenham informações em tempo real da localização dos veículos suspeitos. O sistema aprimora a comunicação via rádio com interligação com outros serviços essenciais. “Beneficia não só o guarda, mas também o Samu e a Secretaria de Trânsito, proporcionando maior agilidade, por exemplo, a socorro a acidentes”, disse o inspetor Itamar Nascimento, que coordena o COI, durante a inauguração.

comentários

>