ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, em Taboão da Serra
ELEIÇÕES 2020. O dentista e empresário Ronaldo Dias confirmou a candidatura a prefeito de Tabaoão da Serra, pelo Progressistas, em coligação com o PRTB, em convenção realizada na segunda-feira (31), largada para definir os postulantes às eleições municipais de 15 de novembro. Ronaldo, estreante na disputa de cargo eletivo, é o primeiro a oficializar a entrada na corrida eleitoral, ao lado da policial militar Raquel Cristina, escolhida candidata a vice.
A convenção seria apenas uma reunião de oficialização de candidatura, mas com a participação de mais de cem pessoas virou ato político que aconteceu na calçada, em frente a imóvel particular, no Clementino (Pirajuçara). “Como não tenho conchavo com ninguém – não quero acordo com ninguém na cidade -, eu disse ‘não tem que esperar mais nada, a nossa chapa já está feita, quero fazer a convenção na segunda de manhã'”, disse Ronaldo.
“Seria só um ato administrativo, em uma sala ao lado da clínica. Começou a vir tanta gente que fiz um ato político, mas ficou muito cheio, as pessoas não me ouviam, acabamos descendo. Lá em baixo, foi uma festa boa. Todos que foram eram voluntários, ninguém foi forçado, intimado, não tinha churrasco, sanduíche, mal tinha água. Fiquei bem surpreso com a receptividade. Os que foram lá estão imbuídos do propósito da mudança”, acrescentou.
Para Ronaldo, a pandemia da covid-19 não evitará campanhas milionárias. “O comércio quebrado, muitos desempregados, mas os políticos vão gastar muito dinheiro. O que vão gastar na queima de fogos nas convenções vamos gastar na campanha inteira. É a política dos caciques de Taboão. Vamos mostrar às pessoas como se gasta dez vezes mais do que vai ganhar como parlamentar ou Executivo. Precisamos conscientizar a população”, disse.
Progressistas terá 19 candidatos a vereador e o PRTB, 18. “Considero os melhores, são pessoas comprometidas, éticas, que não têm preço, têm valor. Muitos já receberam propostas financeiras e não aceitaram, continuam do nosso lado com propósito da verdadeira transformação. Tenho dois sargentos da PM, uma cabo, que vai ser minha vice, um subtenente do Exércidto e várias outros de expressão na cidade. Vamos surpreender”, falou Ronaldo.
Raquel é formada em serviço social, pedagogia e psicopedagogia e conhecida pela atuação no Proerd, programa da PM que leva palestras de prevenção às drogas às escolas públicas e privadas. “Ela tem excelente formação. Já desenvolve trabalho do Proerd há 21 anos, são mais de 50 mil crianças atendidas em Taboão, tem trânsito grande na educação. Ela é perfeita para o cargo. E não vai ser vice figurativa. Será extremamente ativa”, disse o candidato.
Com postulantes a uma das 13 cadeiras da Câmara e a própria vice como integrantes das forças de segurança, Ronaldo deixou claro que terá como prioridade o combate à criminalidade – que é uma atribuição do governo do Estado, em que o município atua apenas como auxiliar. “O nosso time é ligado à segurança pública. O lema da nossa campnha é ‘Taboão mais seguro’. Vamos investir muito, a nossa prioridade é segurança pública”, afirmou.
CONVENÇÕES
A convenção partidária – reunião realizada por partido político, em que filiados, com direito a voto, na forma do estatuto, escolhem os candidatos que disputarão a eleição – deve ser realizada até 16 de setembro. Neste ano, o país vai testar pela primeira vez a eleição proporcional sem coligações, cada partido terá de concorrer com os próprios candidatos. O mesmo não ocorre na disputa pelas prefeituras. Neste caso, as coligações estão liberadas.