RÔMULO FERREIRA
Reportagem do VERBO ONLINE, em Taboão da Serra
O governador João Doria (PSDB) anunciou na quarta-feira (12) a retomada gradual das atividades de unidades do Poupatempo em cidades que estiverem nas fases laranja e amarela da regra estadual de flexibilização da economia, o chamado “Plano São Paulo”. Em Taboão da Serra, a unidade tem sua volta prevista para o dia 2 de setembro, conforme cronograma divulgado pelo governo estadual.
No início das atividades, o Poupatempo só poderá atender até 30% de sua capacidade, para evitar aglomeração. Os serviços cujos atendimentos presenciais são imprescindíveis terão prioridade, como primeira emissão de CNH e expedição de RG. A reabertura gradual no Estado deve começar no dia 19 de agosto na Sé, região central da capital paulista, Itaquera (zona leste) e em cidades como São Bernardo do Campo, Mauá, Mogi das Cruzes, Santos, Guarujá e Bauru.
O vice-governador Rodrigo Garcia (DEM) anunciou também na quarta-feira (12) que o governo estadual vai integrar à gestão do Poupatempo todos os serviços oferecidos pelo Detran-SP, o que aumentará de 75 para 340 as unidades do Poupatempo. “É a maior expansão do Poupatempo em seus 23 anos de história. As unidades existentes, portanto, crescerão quatro vezes até o final do nosso governo. Para expandir o programa nessa dimensão, nós estamos unificando o Detran junto ao Poupatempo. A partir de agora Detran e Poupatempo são um único local de atendimento ao público e essas unidades são transformadas em postos presenciais do Poupatempo ao longo dos próximos dois anos”, disse Garcia.
Com a integração, o número de serviços oferecidos pelo Poupatempo passou de 75 para 133. Segundo o governo estadual, a expectativa é que em 2022 sejam 242 serviços. “É tudo num lugar só, tudo num padrão Poupatempo que o cidadão reconhece como um serviço de excelência. Portanto, o Detran ao se integrar tanto ao Poupatempo físico, como digital, tem a expectativa de atender melhor e ser muito mais eficiente nesse relacionamento”, disse o presidente do Detran São Paulo, Ernesto Mascellani.