Apesar de discurso, Ney e Hugo se aglomeram em reunião de pré com churrasco

Especial para o VERBO ONLINE

Reunião de Begalli com mais de 500 pessoas aglomeradas; pré-candidato e ônibus usados para levar apoiadores; Ney come churrasco na reunião | Divulgação

RÔMULO FERREIRA
Reportagem do VERBO ONLINE, em Embu das Artes

O prefeito e pré-candidato à reeleição Ney Santos (Republicanos) começou a gravar podcasts e no segundo programa falou sobre a covid-19 e pediu para que a população “evite aglomerações”. Ao estilo “faça o que eu digo, não faça o que eu faço”, porém, Ney fez o contrário do que finge recomendar e participou sábado (25) de reunião política – com churrasco – de um dos principais auxiliares no governo, Cesar Begalli, pré-candidato a vereador.

Begalli (Republicanos, partido de Ney) – lotado no gabinete do prefeito, mas com influência em várias secretárias, inclusive com controle da frente de trabalho – reuniu mais de 500 pessoas em uma chácara na região do Ressaca, mas a propriedade fica do outro lado da divisa, em Itapecerica da Serra, para não chamar a atenção de que era encontro de políticos de Embu e com Ney e também com o presidente da Câmara, Hugo Prado (PSB), virtual vice.

O VERBO obteve fotos e vídeos da reunião. Os apoiadores de Begalli ficaram no galpão aglomerados, sentados bem próximos, com as cadeiras juntas e sem qualquer distanciamento. A maioria usou máscara, mas algumas pessoas não estavam de proteção. As laterais do espaço são abertas, mas parte estava fechada com plástico e recebeu publicidade que o prefeito tenta emplacar nas eleições de novembro – “Ney Santos. Ele fez! Ele faz!”

Ney e Hugo fizeram discurso com potencial crime eleitoral, com fala de campanha antecipada, segundo um participante. Ao final, Ney, de camisa preta, e Hugo, de camisa social clara, posaram para fotos com “convidados” de Begalli, mas não divulgaram – a reportagem não vai publicar para evitar retaliação. Orientados, correligionários publicaram nas redes sociais apenas fotos de Begalli com apoiadores sem mostrar que foram feitas na reunião.

Bem à vontade, Ney publicou no próprio perfil em uma rede social apenas uma foto em que aparece sozinho, sem qualquer menção à reunião política que em pronunciamentos públicos diz desaconselhar por conta da pandemia. Ele expressou ter gostado do encontro, ao menos pelo prato a que foi regado. “Está explicado porque engordei tanto nos últimos dias kkk”, esbaldou-se Ney, ao saborear um pedaço grande de costela, sem constrangimento.

Segundo uma testemunha, Begalli, com apoio de Ney e Hugo, levou muitos apoiadores à reunião, literalmente. “Eles disponibilizaram transporte para todo mundo. Um dos locais em que saíram os ônibus foi o Santa Clara”, disse. Sem também qualquer menção ao encontro, uma comissionada apoiadora de Begalli postou uma foto do pré-candidato e ao fundo pelo menos quatro ônibus – da empresa que opera o transporte municipal da cidade.

OUTRO LADO
A reportagem questionou o prefeito: “Ouvi o podcast do senhor, em que diz para evitar aglomerações. Mas por que o senhor participou no sábado de reunião política de Cesar Begalli, com aglomeração de pessoas? […] A regra só não vale para as reuniões políticas de que o senhor participa?”. Ney ficou calado. Procurado, Begalli também não respondeu. No sábado (1º), está marcada outra reunião de pré-candidato a vereador do grupo de Ney no local.

> Colaborou a Redação do VERBO ONLINE

comentários

>