ALCEU LIMA
Especial para o VERBO ONLINE, em Embu das Artes
O pré-candidato a prefeito de Embu das Artes Geraldo Cruz (PDT) entrou na Justiça com pedido de indenização por danos morais contra um correligionário do prefeito Ney Santos (Republicanos), o servidor comissionado Cristiano Maciel, sobre tumulto no hospital de campanha no Vazame, em 23 de junho – o assessor de Ney e pré-candidato a vereador Renato Oliveira barrou a entrada da vereadora e pré-candidata a prefeita Rosângela Santos (PT) no local.
A advogada de Geraldo acusou que, após o episódio, Maciel, “provavelmente seguindo ordens”, divulgou em uma rede social imagem em que o pedetista aparece ao lado de Rosângela, com a bandeira do PT ao fundo e a frase “Vergonha! Vereadora do PT tenta invadir hospital de campanha do covid-19, intimida funcionários da saúde e foge!”. A defensora diz que Geraldo, por sua força política, é alvo de constantes ataques de Ney e correligionários.
“O requerido é um destes seguidores fiéis do atual prefeito, atualmente é funcionário comissionado da prefeitura, na secretaria de comunicação, e se autointitula ‘voz de ouro’ por ser o responsável pelas divulgações em áudio dos eventos. Faz parte da turma de frente da atual gestão, estando sempre ao lado do prefeito e secretários na maioria de suas aparições. […] Possui o réu muitos seguidores/amigos nas redes sociais”, diz o jurídico do pedetista.
“No último dia 23, o requerido, provavelmente seguindo ordens, divulgou em seu perfil do Facebook, imagem do requerente, com o único e exclusivo propósito [de] denegri-lo e prejudicá-lo, numa tentativa de vinculá-lo a acontecimento pejorativo e a partido político que não pertence”, diz a advogada. Ela aponta que Geraldo “não participou” da visita ao hospital de campanha e “também de nenhuma forma contribuiu para o ocorrido”.
“Então porque [sic] a imagem do requerente é exposta e veiculada ao acontecido em 23 de junho no hospital de campanha?????? A resposta está na tentativa do requerido em denegrir a imagem do requerente, principal e mais forte adversário político do atual prefeito, com o fito de descontruir sua relação com o munícipe de Embu das Artes”, enfatizou a advogada de Geraldo, que pediu a retirada da postagem do ar e indenização de R$ 10 mil.
O juiz Gustavo Sauaia, do Juizado Especial de Embu, não atendeu, porém, o pedido de retirada da postagem. “Indefiro tutela antecipada, tendo em vista que o ato de retirar mensagens de rede social é, no entendimento deste julgador, questão entre os contratantes – no caso, as partes e a administração da rede social. Ao Judiciário cabe apenas e tão somente a apreciação de eventual conteúdo ilícito para fins de reparação cívil ou criminal”, decidiu.
Intimada a apresentar réplica, a parte de Geraldo pediu reconsideração ao argumentar que o “entendimento pessoal deste magistrado não pode prevalecer, quando há lei específica em sentido contrário, ou seja, que autoriza e determina que o Poder Judiciário intervenha e determine a retirada de conteúdo danoso em redes sociais”. Na segunda-feira (6), a juíza Ana Sylvia Lorenzi manteve, porém, a decisão do Juizado “por seus próprios fundamentos”.
Boa tarde, sejamos sinceros, sem partidarismos ou ideologias que só fazem triturar o cérebro de gente imbecil. Vamos falar a verdade. Não estou defendendo nenhum partido, pois não devo nada para nenhum deles. Mas esse povo do governo Ney Santos é um pessoal incompetente, não sabe administrar a cidade, Embu das Artes está horrorosa, o centro histórico está tremendamente poluído visualmente falando, a feira de artes mais parece um camelódromo da 25 de Março, os prédios tombados, estão realmente tombados, a prefeitura é um prédio ridicularmente feio, as calçadas são um perigo constante para as pessoas com deficiências e também para os idosos. não vou nem mencionar a periferia da cidade, pois essa sim, está um caos e largada às traças! Eu espero, sinceramente, que o povo de Embu das Artes acorde da burrice que cometeu e parem de votam em gente que não merece nem cargo de síndico de prédio. Esse governo Ney Santos é um governo ridículo que não fez nada que preste em quase 4 anos. Fora Ney Santos!
Boa tarde, não me admira um apoiador deste senhor que é sem dúvida alguma o pior prefeito da história de Embu das Artes, estar ofendendo o melhor prefeito que a cidade já teve (Geraldo Cruz), pois o governo Ney Santos, a exemplo do governo do Bolsonaro, só sabe fazer 2 coisas: 1º ofender com palavrões e baixarias os seus oponentes, ao invés de debater frente a frente as ideias de cada um, preferem ser mal educados e partir para a ignorância, não tem capacidade de conversar, pois não sabem conversar, não tem inteligência para isso. 2º a incompetência desse governo é tanta, que para esconder que não fizeram nada pela cidade, atacam os adversários deliberadamente, mas acordem, pois o povo não quis eleger nem a Ely e nem o Hugo, acorda governo Ney Santos, ou vão levar outra derrota acachapante nas próximas eleições!