Site da prefeitura de Embu das Artes é atacado por hackers de novo e fica fora do ar

Especial para o VERBO ONLINE

Site da prefeitura de Embu fora do ar, em novo ataque de hackers no governo Ney Santos; nota da Secretaria de Comunicação sobre a invasão | Divulgação

ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, em Embu das Artes

O site da prefeitura de Embu das Artes sofreu ataque de hackers e está fora do ar, informou o governo Ney Santos (Republicanos) na manhã desta segunda-feira (6). “A equipe de TI [tecnologia da informação] trabalha para o restabelecimento da página o mais breve possível”, afirma a gestão. “Vale lembrar que tal ação é crime previsto no Código Penal sob a lei 12.737 de 2012, a ‘Lei de Crimes Informáticos'”, diz nota da Secretaria de Comunicação.

Não é a primeira vez que o site da prefeitura sofre ação de hackers no atual governo. Em 15 de abril de 2018 a página foi invadida e teve a “home” alterada com uma mensagem contra a corrupção e pedido de renúncia do então presidente Michel Temer (MDB), cuja foto ficou na tela. O site deu mostras pela primeira vez de que era vulnerável, apesar do discurso do governo de que era “moderno” e “avançado”, com certificado de eficiência.

À época, a invasão gerou críticas ao então secretário de Comunicação, Jones Donizette, que inflou o orçamento da pasta de R$ 2,1 milhões para seis vezes mais (R$ 13,2 milhões) e usava o cargo para atacar munícipes e vereadores. “13 milhões. E nem para colocar um firewall decente. Incompetência ou burrice?”, indagou um morador, sobre aviso da barreira virtual de proteção de dados. “Jones Donizette falou que o site era inraqueável”, ironizou.

Jones, que hoje é secretário de Governo, mas é quem ainda se comunica com os portais de notícia e jornais da região em grupo da prefeitura no WhatsApp, não informou sobre o novo ataque. O recém-nomeado novo secretário de Comunicação, Alexandre Santos, é quem teve a tarefa, curiosamente, logo depois de ser incluído no grupo. Embora o secretário da área, Santos só foi inserido na rede social por Jones 50 dias após assumir a pasta.

comentários

>