ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, em Embu das Artes
Principal secretário do prefeito Ney Santos (Republicanos), Jones Donizette (Governo) mandou a Secretaria de Comunicação sonegar dados sobre a covid-19 em Embu das Artes ao VERBO ao atacar o jornalismo crítico deste portal. Ele sugeriu, porém, a linha editorial a um adversário nas eleições neste ano, o prefeito Jorge Costa (PTB). Nesta quarta-feira (10), Jones atacou o governo de Itapecerica da Serra com informação falsa do site que mantém.
O VERBO solicitou à Comunicação informações sobre o perfil das vítimas da covid-19 de Embu com a chegada do novo secretário, Alexandre Santos. O próprio secretário Raul Bueno (Saúde) tinha feito a recomendação, após ser solicitado a informar. “Vou encaminhar para Comunicação o pleito. Por protocolo, eles têm orientação de atender a imprensa”, disse Raul. A partir de 12 de maio, os boletins, a cargo de Jones, passaram a não mencionar os dados.
Na quinta-feira (4), o governo Ney, por meio da Comunicação, passou a informar os dados, apesar de ainda com “delay” (atraso), não na velocidade do registro da perda de vidas de moradores de Embu pela covid-19. Revelou sexo e faixa etária até a 50ª morte, não das demais seis pessoas vencidas pela doença, nem os hospitais onde estavam quando vieram a óbito. Solicitado, o balanço do atendimento dos hospitais de campanha também não foi informado.
Reportagem do VERBO publicada no sábado (6) expôs a falta de transparência do governo, inclusive que Jones sonegava informações aos jornalistas sobre a pandemia. Relatou que, só após a crítica de outro site da região, o secretário resolveu informar os números da doença no município, em abril. Porém, um mês depois, não mais informou os dados. Em 14 de maio, este portal perguntou a Jones qual o perfil dos óbitos. Ele não quis responder.
No sábado, a reportagem conversou com Alexandre sobre a divulgação dos dados ainda com atraso. “Na segunda cobraremos a resposta da Saúde e o setor já lhe encaminha”, disse o secretário. Indagado na terça-feira (9) sobre as informações pedidas e não recebidas, Alexandre respondeu: “Por decisão do secretário de Governo, Jones Donizette, não é para responder ao portal Verbo Online, por entender que é um portal político e não de cunho jornalístico”.
Não é a primeira vez que Jones ataca o VERBO. No dia 2 de maio, ele fez nova postagem com acusação falsa de que este portal teria vínculo com o PT. O jornalista Rômulo Ferreira, proprietário do VERBO, comentou: “Esses caras se superam”. Ferreira mandou um áudio para o secretário em que reiterou que o portal não tem ligação partidária nem se opõe a governos. Jones escreveu: “kkkkkk Boa. [símbolo de palmas] Tinha que fazer oposição ao Jorge Costa”.
Frustrado na “sugestão”, Jones, pré-candidato a prefeito de Itapecerica, resolveu atacar o governo do prefeito adversário e publicou ontem no site que lançou, o “GR8”, um texto com a manchete “Itapecerica da Serra é a cidade que mais registra óbitos por Covid-19 na região do Conisud”. No subtítulo diz que “a taxa de letalidade [do município] é a maior da região 10,18% e o número de mortos por 100 mil habitantes é 56% maior que Embu das Artes”.
No entanto, o “GR8” traz informação falsa, a de que Itapecerica registrava 609 casos confirmados e 62 mortes por covid-19 na terça-feira (9), quando eram 450 casos e 38 óbitos. A manipulação grosseira é flagrante com o ato deliberado do site de alardear o número de mortes de Itapecerica – “fake news” -, mas não citar o de Embu, muito maior – na terça, em Embu, era 62. Do município governado pelo chefe, Jones só citou a taxa por 100 mil habitantes.
Um leitor do VERBO em Itapecerica que chamou a atenção para o texto do “GR8” e perguntou se as informações eram reais, ao apontar vínculo do site com o secretário de Embu e opositor do governo de Itapecerica. “Isso é verdade? Como isso é do Jones né, não sabemos se é verdade”, disse. Informado que era “fake news”, ele disse: “Sabia”. Indagado como soube da publicação, contou: “O próprio Jones me mandou [em transmissão via WhatsApp]”.
O VERBO procurou o governo Jorge sobre a publicação do site ligado a Jones. “Absurdo”, reagiu a superintendente da Autarquia Municipal de Saúde, Michele Sales. Ela enviou uma nota a este portal em que rebate a informação falsa publicada, com dado mais atualizado sobre a covid-19 em Itapecerica. “Ao contrário da matéria, temos, atualmente, 42 óbitos, e não 62 apontados erroneamente, reduzindo nossa taxa para 6,89 contra os 10,18 publicados”, afirma.
LEIA NA ÍNTEGRA NOTA DA AUTARQUIA DE SAÚDE QUE DESMENTE “FAKE NEWS” DE SITE LIGADO A JONES
“A Autarquia Municipal de Saúde esclarece que, ao contrário do publicado no portal GR8, nosso município não tem as maiores taxas de letalidade de nossa região. Ao contrário da matéria, temos, atualmente, 42 óbitos e não 62 apontados erroneamente, reduzindo nossa taxa para 6,89 contra os 10,18 publicados. Tais números estão oficialmente publicados no último boletim de Covid 19 no site do Centro de Vigilância Epidemiológica, e podem ser consultados em www.saude.sp.gov.br.
Obviamente que qualquer óbito, independente da causa, é motivo de enorme preocupação e todos os esforços estão sendo realizados para minimização da possibilidade de mortes com acolhimento, testagem, diagnóstico e tratamento adequados. Pedimos a correção dos dados e nos colocamos à disposição para qualquer esclarecimento adicional.”