ALCEU LIMA
Especial para o VERBO ONLINE, em Taboão da Serra
Uma moradora de Taboão da Serra morreu infectada pelo coronavírus, divulgou no fim da tarde desta terça-feira (24) a Secretaria Estadual de Saúde. É o primeiro óbito de covid-19 de paciente do município. De acordo com a pasta do governo João Doria (PSDB), a vítima é uma idosa de 84 anos. Ela é uma das dez novas mortes confirmadas desde esta segunda-feira (23) – quatro mulheres e seis homens. A Secretaria de Saúde de Taboão, porém, não confirma o caso.
A prefeitura reconhece que o Estado confirmou o óbito, mas afirma que não teve conhecimento que a moradora estava infectada, nem que estava internada. A Secretaria de Saúde de Taboão soube do caso no início da noite – o boletim foi publicado às 17h38 desta terça no portal do governo. A secretaria estadual indicou que a vítima de Taboão tinha doenças pré-existentes, ao citar que “pessoas com comorbidades e idosos configuram grupo de risco”.
O Estado diz que o total de 40 óbitos foram na Grande São Paulo. “Dos dez novos óbitos confirmados desde esta segunda-feira (23), são seis homens (71, 75, 79, 80, 89 e 93 anos) e quatro mulheres (48, 65, 84 e 85 anos). A mulher de 48 anos tinha comorbidades e era de Vargem Grande Paulista. As outras cidades da Grande São Paulo com registro de óbitos foram Guarulhos (mulher, 85 anos), Taboão da Serra (mulher, 84) e Osasco (homem, 79)”, informa.
Taboão tem dois casos confirmados de coronavírus, 73 suspeitos e dois descartados, segundo boletim divulgado pela prefeitura nesta terça-feira – que, porém, não informava a morte notificada pelo Estado. Em novo vídeo divulgado no início da noite, o prefeito Fernando Fernandes (PSDB) afirma estar providenciando mais 40 leitos para “aumentar a nossa retaguarda, complementando assim os serviços da UPA [Akira Tada] e do PS [Pronto-Socorro] do Antena”.