GABRIEL BINHO
Especial para o VERBO ONLINE, em Embu das Artes
Um bandido foi morto e outro ficou ferido durante perseguição policial em Embu das Artes após terem assaltado de moto quatro pessoas em São Paulo, na manhã de sábado (24). Policiais militares do 37º Batalhão (Capão Redondo) patrulhavam pela rua Andorinha Pequena, no Parque Fernanda (zona sul de SP), quando viram dois homens em uma Honda Twister vermelha placa DRZ 9150 roubando um pedestre. Ao ver a viatura, a dupla fugiu, mas foi alcançada.
Após poucos metros, os dois ingressaram na rua Panorama, no Santo Eduardo, já em Embu, mas se desequilibraram e caíram, com os policiais no encalço. Segundo a polícia, Bruno C.S., 22, que era o garupa, apontou a arma para os PMs, que reagiram. Na troca de tiros, o condutor da moto, Michael da Silva Oliveira, de 23 anos, foi atingido no abdômen. Ele foi levado ao Hospital Geral Pirajuçara, mas morreu. Oliveira era morador do Valo Verde, em Embu.
Bruno também foi baleado, mas fugiu. Depois, PMs já da 1ª Cia. do 36º Batalhão em patrulha pela rua São Mateus, na Chácara São Marcos, distante três quilômetros, avistaram o rapaz. Ele correu, pulou telhados e lajes. Após varredura, os PMs acharam Bruno ferido a bala no braço escondido na casa da mãe. Ele confessou roubos na região feitos com o parceiro que morreu em confronto com PMs, segundo a polícia. Foi levado ao HGP para cirurgia sob escolta policial.
Com a dupla, a polícia encontrou cinco celulares e uma carteira, além da moto, que tinha sido furtada em julho em Taboão – a placa estava alterada. Os donos recuperaram os bens. O delegado da DP Central de Embu considerou que os PMs mataram Oliveira em legítima defesa e indiciou Bruno por furto e roubo. O caso chegou a ser confundido com a ação de ladrões, também em moto, que assaltaram motoristas na estrada Kizaemon Takeuti, em Taboão da Serra.