ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, em Embu das Artes
Geraldo Cruz afirmou que será candidato a prefeito de Embu das Artes em 2020 e pelo PT, mesmo com a disposição firme da vereadora Rosângela Santos de concorrer pelo partido à sucessão municipal. Ele reconheceu que Rosângela não abre mão da disputa pelo Executivo, porém fez uma afirmação intrigante: “Mas eu vou sair pelo PT, sei como as coisas funcionam”. Geraldo disse que nem a condenação relacionada à contratação de comissionados o preocupa.
No mês passado, no dia 17, a Justiça de Embu condenou Geraldo por nomear em 2001, quando prefeito, servidores comissionados não para cargos de assessoramento, chefia ou direção, ato admitido, mas para “funções meramente burocráticas, técnicas ou operacionais”, que devem ser desempenhadas apenas por concursados. Ele foi punido com a suspensão dos direitos políticos por cinco anos, além de multa, em decisão de primeira instância. Cabe recurso.
Em entrevista ao VERBO, Geraldo questionou a sentença na ação do Ministério Público do Trabalho. “Vou recorrer, buscar saída disso. Isso é normal, tem muita jurisprudência a favor em segunda instância já. E por enquanto está na primeira, né? A primeira coisa que o promotor deveria julgar era se a lei era inconstitucional ou não. Eu estava dentro da lei, por isso tem jurisprudência. Não é bom nunca responder a isso, mas tranquilo na segunda instância”, disse.
Alvo de condenação no ano anterior ao das eleições municipais, Geraldo avaliou como “interessante” pelo momento. “É mais interessante agora do que se eu recebesse na época da campanha, né? Seria mais difícil, não dava nem tempo para dar resposta. De qualquer maneira, vamos à luta, não pode ficar esquentando a cabeça. Pé no chão, vai dar certo logo, logo”, disse. Falou que a pré-candidatura está de pé. Questionado por que partido, afirmou: “Do PT”.
A reportagem perguntou se Geraldo vai mudar de partido. “Quem disse? Não”, disse. Indagado sobre a possibilidade de deixar do PT, afirmou: “Nenhuma. Por enquanto, nenhuma. Por quê? Eu não! Sou candidato, sou candidato pelo PT, estou buscando outros partidos que ainda estão em conversa [para o apoiar]. De qualquer maneira, falta mais de um ano para eleição, para registrar candidatura.” Ele considerou a força de Rosângela, mas “o PT não decidiu ainda”.
Geraldo fez então a declaração que chamou a atenção. “A Rosângela está colocando o nome dela. Mas eu vou sair [a prefeito] pelo PT, eu sei como as coisas funcionam”, afirmou, enigmático. Ele passou a elogiar a companheira. “A Rosângela tem todo o direito [de concorrer], é uma excelente vereadora, não tenha dúvida. Ela e o [vereador] Edvânio [Mendes]”, disse. Mas voltou a manifestar convicção. “O que vai acontecer? No final só sai um, e vou sair eu”, falou.
Questionado por que será o candidato, e não Rosângela, Geraldo passou a falar em “convencer”. “Por várias razões [será ele]. Eu acredito que serei [o candidato], que dentro do PT passo na convenção. Se tiver disputa [interna] – acho que não vai ter -, vou convencer a Rosângela e o grupo dela que o melhor momento agora é para mim. Ela pode ser vereadora mais uma vez, daqui um tempo ser outra coisa. É uma boa candidata, uma excelente companheira”, disse.
Geraldo pôs em dúvida se Rosângela levará a candidatura até o fim ao ser indagado se a condenação que sofreu favorece a vereadora. “Por enquanto, não é eleição, agora só se está falando de pré-candidatos, nem se sabe quais são as chapas. Tem um monte de pré-candidato aí que nem sei se vai [disputar]”, disse. Geraldo não se reelegeu deputado estadual em 2018, mas foi o mais votado em Embu – teve 21.477 votos, contra 16.655 de Hugo Prado (PSB).
Geraldo disse não ficar fragilizado com a sentença. “Se fosse uma questão que afetasse a minha moral, questão ética, o MP entrou com ação contra uma lei que a Câmara aprovou e [pela qual] eu contratei. Essa discussão [contratação de comissionados] sempre entra, noutro dia na Assembleia se falava dos cargos de assessores dos deputados, noutro dia está nas Câmaras Municipais. O MP está no papel dele, de fiscalizar. Vou me defender dessa”, finalizou.
Vai tomar madeirada,é bom nem tentar! qualquer coisa ligada ao pt não presta
PARABÉNS Geraldinho, vc. fez muito falta para a cidade de Embu das Artes esses anos❗volte👏🏼👏🏼👏🏼