RÔMULO FERREIRA
Reportagem do VERBO ONLINE, em Embu das Artes
A Justiça determinou que a Transartes, empresa do transporte municipal de Embu das Artes, faça a devolução imediatamente de 20 ônibus por não pagar o financiamento que contraiu para aquisição dos veículos. Com a decisão judicial por conta do “calote”, a população do município deve ser ainda mais penalizada com menos ônibus nas ruas para atender os passageiros, que já sofrem com frota insuficiente e precária, demora das linhas e coletivos lotados.
O juiz Rodrigo de Godoy, de Embu, determinou a reintegração de posse pedida pela Adivel Caminhões e Ônibus Ltda., que vendeu os ônibus para a Transartes. “Nos termos do contrato […], restou demonstrado que a autora vendeu os automóveis descritos […], reservando-se o domínio sobre eles como propriedade resolúvel, haja vista a fixação do preço parcelado, destacando-se que, em caso de inadimplemento, […] poderia, desde logo, reaver os bens”, diz o juiz.
O juiz atesta que a sustentação da existência de atraso no pagamento “encontra-se fundamentada na notificação extrajudicial […], de tal sorte que sua pretensão de reintegração na posse encontra-se fundamentada no instrumento contratual celebrado […]”, entendendo não ser aceitável que a proprietária seja privada dos bens, “não sendo legítimo que os réus permaneçam dele usufruindo sem qualquer contraprestação, expondo-os à depreciação e danos”.
Godoy determina “a expedição de mandado de busca e apreensão dos automóveis descritos […] e respectivos documentos para o endereço da empresa ré, nomeando-se como depositário a pessoa indicada pela autora […], bem como restando autorizada a requisição de força policial e ordem de arrombamento”, em decisão de 30 de julho. Ele marcou audiência de tentativa de conciliação no dia 30 de outubro. O requerido na ação (réu) é Luiz Pereira Pires.
O VERBO teve acesso à identificação dos 20 ônibus alvo da reintegração de posse. Os veículos Volkswagen 17230 OD têm as placas GID 5470, GAO 6942, GCR 8896, GDR 7039, GDX 2627, GEO 3945, GFB 3605, GFE 2609, GFS 0493, GGP 8297, GHP 3414, GID 5470, GIQ 0916, GIR 3658, GJF 2541, FTM 9952, FPF 9766, FMT 8543, FYA 1657 e FMX 7931. Os ônibus ainda circulam na cidade. Nesta terça (13), a reportagem viu o GFB 3605 e GDX 2627 pegando passageiros.
Ao assumir a prefeitura, em 2017, Ney defendeu o astronômico aumento da tarifa de 18% com a justificativa que Embu teria um transporte público de qualidade, ao dizer que é preciso “tomar medida impopular para lá na frente servir de grande ganho”. “Como vocês vão ver hoje, está parado [sic] aí na porta 20 ônibus novos que vamos entregar para a população”, disse Ney, que chegou a entrar em um ônibus, sentar no banco do motorista e posar para fotos.
“As pessoas vão ter conforto, não terão que pegar aqueles ônibus e ficar pendurado, às vezes com má manutenção. Vão ter novos ônibus”, frisou Ney, em promessa que se mostrou vazia. Ainda assim, em abril, ele subiu a tarifa a R$ 4. A prefeitura fez licitação para troca de empresa. A JTP assumirá, em data não confirmada. A reportagem procurou a Transartes. O responsável, Silvio, não estava. “Não sei se ele vem hoje, até agora não chegou”, disse a funcionária.
Falta o número do Processo
Embu das Artes está um caos, mas temos 2 culpados por esta situação.
O maior culpado por essa situação é o povo que votou nessa turma do “bem” mesmo sabendo quem eles eram, pois o Brasil inteiro já os conhecia por conta de notícias diárias em todas as mídias.
O segundo culpado é a justiça, já está indo para o final do mandato e o prefeito governa a cidade com uma liminar da justiça, isso é uma vergonha que não tem tamanho e limites. O nosso país e a justiça são uma vergonha.
Mas a empresa não tá de saída?? Vai com Deus. Se a gestão fosse séria a prefeitura nem poderia meter a mão nesse assunto. Com a JTP a 4,60 o negócio anda
Das 2 uma: a verba das passagens foi pra outro lugar, ou os reajustes não foram suficientes. Daí a tarifa JTP ser de R$4,60. Abaixo disso não cumprirão o contrato
OS LADRÕES COMANDAM NOSSA CIDADE. NÃO INVESTEM EM NADA, TIRAM O QUE TEM E DESTROEM O QUE COM TANTO SACRIFICIO O POVO TEM. O QUE ESSE NEY SANTOS FEZ ATÉ HOJE ? TABOÃO DA SERRA TEM TUDO É UMA CIDADE QUE CONTEM PRAÇAS SHOPPING INFRA ESTRUTURA RUAS ASFALTADAS, EM CIDADE QUE ESTA SEM EM OBRAS E EM CRESCIMENTO, E NÓS SOMOS VIZINHOS DO MESMO E DEVERIAMOS ACOMPANHAR ESTE CRESCIMENTO E CRESCER JUNTOS. ITAPECIRICA É UMA CIDADE PEQUENA QUE MAL CABE O POVO, PORÉM É MAIS ORGANIZADA E BEM MAIS VISTA DO EMBU DAS ARTES. É UMA VERGONHA ESSE PREFEITO E JUSTIÇA SE FOSSE FEITA NÓS SABERIAMOS AONDE ELE ESTARIA.