Eleitor denuncia e propaganda em casa sem autorização é retirada em Taboão

Especial para o VERBO ONLINE

ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE

Um morador do Jardim Sílvio Sampaio (região do Pirajuçara), em Taboão da Serra, fez uma denúncia via online à Justiça Eleitoral contra a colocação de propaganda eleitoral na casa onde reside sem ter autorizado e foi atendido. Na sexta-feira, dia 29, ele entrou no site do TRE-SP, informou título de eleitor, nome da mãe e endereço, fez um descritivo da irregularidade e uma foto com o próprio celular e enviou a queixa, que surtiu efeito em menos de uma semana.

O morador não gostou nem um pouco de ver o material no poste de casa, não só um, mas dois banners, um de costas para o outro, do mesmo político. “O que me deixou ‘p’ da vida é que eu estava em casa, ouvi os cachorros latindo, mas estava no banho. Quando saí, estavam lá”, contou ao VERBO. “Como colocam algo numa propriedade particular, fazem uso de algo que não é deles? Se for assim bagunçado, me vejo no direito de pegar o carro da Analice para viajar.”

Rua no Sílvio Sampaio, em Taboão da Serra, onde mora eleitor que denunciou propaganda eleitoral irregular

Os banners eram da deputada estadual e candidata Analice Fernandes. “Mas não foi por ser do PSDB não, fosse do PT ou outro qualquer, iria fazer a mesma coisa. Na minha casa, não autorizo propaganda, só a minha, como não pretendo ser político, então nenhuma”, brincou ele, agora calmo. “Resolveu, mas ele ficou muito bravo, não pediram autorização nem nada, isso tira ele bem do sério”, contou, sorrindo, a filha. “Mai pai é muito politizado”, definiu a adolescente.

No primeiro dia útil após a queixa, na segunda, funcionários da Justiça foram ao local com a denúncia e a foto enviada pelo morador, fizeram outras imagens e disseram que a propaganda seria retirada. Nesta quarta, dia 3, às 14h, o 416º Cartório Eleitoral notificou a campanha a retirar a propaganda em 48 horas, sob pena de a ação do eleitor virar um processo judicial e acarretar multa mínima de R$ 2 mil à candidata. O prazo expiraria na tarde desta sexta-feira.

Os banners foram retirados entre a própria quarta e madrugada desta quinta. O morador disse que valeu a pena fazer a denúncia e recomenda o serviço. “Hipereficiente, registrei na sexta no final da tarde e na segunda já vieram verificar. E depois o prazo para retirada era de 48 horas e foi retirado bem antes”, elogiou. Identidade e endereço do munícipe não serão divulgados – o serviço on-line contra propaganda eleitoral irregular do TRE resguarda dados do denunciante.

“É um mecanismo que a população tem para denunciar, vamos constatar e mandamos retirar”, disse ao VERBO a chefe do cartório, Marina Fernandes. A denúncia do morador do Sílvio Sampaio foi a única de propaganda eleitoral irregular feita em Taboão até agora. Nesta quinta, equipe do 416º Cartório recolheu 265 propagandas irregulares, mas por iniciativa própria. “Não houve denúncia, saímos pelo uso de poder de polícia conferido pela juíza”, explicou Marina.

OUTRO LADO
Analice Fernandes disse, pela assessoria, que orienta suas equipes “a colocar propaganda só quando o morador queira e autorize, inclusive por escrito, até porque a propaganda é uma adesão à campanha, se a pessoa não é simpatizante ou não quer aderir não vai ser colocada indevidamente na propriedade”. “Nem precisa denunciar à Justiça Eleitoral, mandando e-mail ou falando via Facebook [com a deputada], se isso acontece mandamos rapidamente retirar”, frisou.

SERVIÇO
Serviço de denúncia on-line de propaganda eleitoral irregular do TRE-SP
Site http://www.tre-sp.jus.br/eleicoes/eleicoes-2014/denuncia-online

comentários

  • Políticos em nossa região confundem as coisas, acham que são donos da cidade, mas, as pessoas estão acordando e mostrando que não são amestradas. Parabéns ao morador.

  • >