ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE
Um jovem e um adulto foram assassinados e outros dois rapazes foram feridos por três homens encapuzados que desceram de um Gol e dispararam contra cerca de dez pessoas na madrugada de sábado, dia 23, no Jardim Santa Luzia, em Embu das Artes. Os amigos comemoravam, na rua Vereda das Tulipas, um aniversário quando foram atacados. Franklin Lemes, que faria 19 anos no dia 8 de setembro, e Fabio Passos, 33, não conseguiram escapar e foram mortos.
Franklin levou seis tiros, nas costas e pescoço. Ele era sobrinho do ex-vereador Jomar dos Santos (PSB). Já Fabinho, como chamado, foi atingido por oito disparos, também nas costas, à queima roupa. “Ele estava no portão de casa, quando o carro parou e os assassinos começaram a atirar. Tentou subir as escadas, gritou pela mãe, mas não deu tempo. Já o Fabio tinha bebido muito e também não conseguiu correr”, disse Jomar, que foi acordado com ligação sobre o crime, pelas 4h30.
No local, Jomar viu o sobrinho caído, já morto, na escada, e o amigo, também já sem vida, próximo a uma viela por onde tentaria escapar. Os outros dois baleados foram Márcio (sobrenome não informado), que levou um tiro no abdômen e um no braço, e uma pessoa conhecida por Neguinho, atingido na perna e no calcanhar, quando procuraram correr. O ex-vereador socorreu Márcio até o Hospital do Pirajuçara, para onde também foi levado o outro ferido. Estão em observação.
De acordo com Jomar, nos últimos cinco anos pelo menos quatro crimes de execução aconteceram no bairro. “Difícil imaginar a motivação, as vítimas não eram bandidos, mas no mesmo local outros casos semelhantes já ocorreram”, disse. Ele falou que a rua é iluminada, mas a falta de segurança impõe o medo de que o “pesadelo” se repita. “Cansávamos de pedir a eles para não ficar por ali, mas muitos respondiam que estavam perto de casa e não deviam nada”, contou.
Segundo de cinco filhos, Franklin era ajudante de caminhoneiro numa multinacional em Embu, Sansuy. Amigos postaram mensagens consternadas em uma rede social. “Infelizmente pessoas boas morrem de uma maneira injusta e covarde, e ontem [sábado] foi a vez do nosso alegre Franklin”, escreveu Pedro Netto. Ele foi enterrado no cemitério Nossa Senhora do Rosário, e Fabio, no Memorial Paulista, ambos em Embu, neste domingo. O caso foi registrado na Delegacia Central.