Juquitiba recebe a “Carreta da Mamografia” do Governo de São Paulo, desde quarta-feira (18), no Centro Social Urbano (avenida Juscelino Kubitscheck de Oliveira). A unidade do programa “Mulheres de Peito” atende moradoras com 35 anos ou mais para exame nas mamas em vista da detecção precoce de tumores malignos, inclusive em fases em que a mulher não apresenta nenhum sintoma – o tratamento no período inicial contribui muito para cura do câncer.
Segundo as novas normas de rastreamento, o programa atende mulheres de 50 a 74 anos apenas com a apresentação do RG e do cartão SUS – antes, as cidadãs tinham atendimento sem solicitação médica até os 69 anos, enquanto a partir dos 70 precisavam de pedido. Já as moradoras de 35 e 49 anos e acima de 74 anos devem ter pedido médico – pacientes a partir de 35 anos são atendidas desde que não tenham realizado o exame nos últimos 12 meses.
A “Carreta da Mamografia” funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com a distribuição de 50 senhas por dia. Aos sábados, o atendimento ocorre das 8h às 12h, com 25 senhas. A entrega das senhas é feita por ordem de chegada (demanda espontânea). Em caso de alteração no exame, as pacientes são encaminhadas a um serviço de referência do SUS para exames complementares ou tratamento. A carreta ficará em Juquitiba até o próximo sábado (28).
Segundo o Instituto Nacional de Câncer, o câncer de mama é o mais letal entre mulheres no Brasil. Em 2023, foram mais de 20 mil mortes. Em 2025 eram estimados 73,6 mil novos casos. A doença é a causa de maior mortalidade também em todo o planeta, como lembrou a única vereadora de Juquitiba (entre 11), em entrevista ao jornal “Agora É Sério”. “O câncer de mama é o câncer que mais mata mulheres no mundo. Então, a prevenção é tudo”, disse Maíra Vieira (Republicanos).
SERVIÇO
‘Carreta da Mamografia’ em Juquitiba
De 18 a 28 de fevereiro (próximo sábado), no Centro Social Urbano (avenida Juscelino Kubitscheck de Oliveira)
Atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h; sábados, das 8h às 12h





