Há 30 anos taboanenses pediam socorro ante ‘tantas’ enchentes

Secretário de Serviços Urbanos diz que a gestão Engenheiro Daniel atuou não só na limpeza do Poá, e tem expectativa de que enchente não se repita: "Fizemos obra lá'

Especial para o VERBO ONLINE

Em 1996, moradora protesta contra enchentes em manifestação no largo do Taboão, diante da rua Dr. Getúlio Vargas; secretário diz ter executado obra preventiva | AO/Verbo - abr.1996

Há 30 anos, em 1996, um grupo de moradores de Taboão da Serra se reuniu no largo do Taboão para protestar contra a ocorrência de mais uma grande enchente no local, como registrou o repórter do VERBO. Mas os alagamentos não se limitavam ao centro. No ato uma mulher mostrava um cartaz escrito “Senhores do poder geral [sic] o povo do J. Mirna espera limpeza profunda no Rio Poá [o] mais rápido possível”, sobre o córrego em trecho distante quatro quilômetros.

“Porque nós moradores do J. Mirna não ‘aguenta’ mais os prejuízos e sofrimentos. Os idosos pedem socorro. Não ‘aguenta’ tanta enchentes”, apelou em texto feito à mão em cartolina. As enchentes acabaram no Mirna e no local se restringiram ao ponto da antiga rodovia Régis Bittencourt no km 272,5, atual avenida Taboão da Serra. O alívio se deveu à canalização do Poá, além da construção do piscinão Portuguesinha, que recebeu o excesso de chuva na região.

No largo, as enchentes foram enfrentadas com a construção do piscinão Cedrolândia, que fica no final da avenida Francisco Morato, capital, na bacia do córrego Pirajuçara, na divisa com Taboão, na foz (ponto final) do Poá – o reservatório, com capacidade para 113 mil metros cúbicos, iniciou operação em 2004. Também a canalização do próprio Poá foi vital. O fim das inundações em especial no local, porém, depende de limpeza tanto do piscinão quanto do córrego.

Em fevereiro de 2025, o largo de Taboão voltou a ter severa enchente, causada por falta de zeladoria a cargo da gestão Aprígio (Podemos), antes da época de chuvas. Questionado pelo VERBO se os moradores locais terão o problema este ano, o secretário de Serviços Urbanos disse que a gestão Engenheiro Daniel atuou não apenas na limpeza do Poá. “Fizemos uma obra lá. Ampliamos a rede de drenagem e instalamos mais sete bocas de lobo”, afirmou Johnatan Noventa.

FOTO ORIGINAL DE MORADORA DE TABOÃO DA SERRA EM PROTESTO CONTRA ENCHENTES HÁ 30 ANOS

Foto: Adilson Oliveira/Verbo – abr.1996

> LEIA ‘HISTÓRIA NO VERBO’ ANTERIORES
Aécio reage sobre saída do PSDB da ex-anfitriã Analice Fernandes
– Antena, que avançou muito, era ‘outro’ nos anos 90 desde a porta
– Zagallo, maior vitorioso da Copa do Mundo, morre aos 92 anos
– Em acordo, Maluf devolve mais de R$ 150 milhões por corrupção

comentários

>