Nesta quinta-feira (12), o prefeito Engenheiro Daniel (União Brasil) vai entregar o material e o uniforme escolares na Escola Professora Therezinha Volpato Baro, pessoalmente. No colégio no Jardim Salete serão distribuídos 785 kits para os alunos. O chefe do Executivo cumpre o compromisso que fez ainda no ano passado de entregar os dois itens para os estudantes da rede municipal de ensino de Taboão da Serra no início do ano letivo – pela primeira vez no município.
Segundo o governo municipal, os alunos vão receber cadernos (caligrafia, quadriculado e de desenho), estojo com lápis e canetas, cola, régua, giz de cera, tesoura, apontador e agenda escolar – não está sendo entregue mochila. Quanto ao uniforme, eles terão camisetas de mangas curta e longa, calça, bermuda, jaqueta, além de tênis e pares de meia, separados por conjuntos de verão e inverno. No total, cerca de 25 mil estudantes ganharão os kits escolares.
Os conjuntos são diferenciados conforme a fase escolar, desde o berçário até o 5º ano, educação de crianças especiais e de jovens e adultos (EJA), segundo a Secretaria de Educação, “adequados às necessidades dos alunos, em garantia de mais qualidade no ensino e apoio às famílias”. “O que antes parecia ser um sonho para muitos hoje é uma realidade. As crianças, jovens e adultos irão receber os kits logo na volta às aulas”, disse o prefeito, sobre o feito inédito.
Contudo, a prefeitura enfrenta dificuldade na distribuição. Em ao menos parte das escolas apenas um kit foi entregue. No colégio no Parque São Joaquim só chegou o material. “Sim, entregaram, mas o uniforme não foi entregue, isso porque no anúncio do prefeito seria entregue o uniforme junto. Na Escola Armando de Andrade o que foi falado pela diretora é que eles não sabem quando será entregue o uniforme”, disse Solange de Jesus, avó de alunos, ao VERBO.
O secretário de Educação reconhece o problema na entrega, a cargo dos fornecedores. “No momento, estamos apenas aguardando a logística das duas empresas. A empresa responsável pelo material está com o processo de entrega mais adiantado. Portanto, não aguardaremos a chegada dos dois kits para iniciar a distribuição. A orientação é que, assim que chegar, o material seja imediatamente distribuído aos nossos alunos”, disse Luciano Corrêa a este portal.
A reportagem pediu um posicionamento sobre a reclamação de Solange, quando o uniforme vai ser entregue aos alunos na escola na região do Parque Jacarandá e Leme. “Estou dependendo da logística da empresa. Mas na semana após o carnaval a empresa vai entregar em muitas escolas”, declarou Luciano. Apesar do descompasso na distribuição, ele disse que os kits chegarão para os alunos. “Vamos realizar a entrega dos dois materiais, isso já está definido”, afirmou.





