Em um dia de conquistas para Taboão da Serra, o prefeito Engenheiro Daniel (União Brasil) apresentou nesta terça-feira (10) o projeto de construção do espaço especializado para crianças com transtorno do espectro autista e anunciou mais três equipamentos ou reformas – na assistência, saúde animal e infraestrutura -, na Câmara dos Vereadores. O Centro TEA de Taboão será erguido na área da escola Asas Brancas, no bairro do Pazzini, como o VERBO antecipou no dia 2.
Aém do Centro TEA, Taboão vai ganhar também o novo Saica (serviço de acolhimento institucional para crianças e adolescentes em situação de abandono ou negligência), no mesmo imóvel. A ampliação consiste na construção de três abrigos (casas) individuais, para 40 ou até 50 atendidos, entre eles dez bebês. “A gente vai fazer uma demolição do antigo espaço. Hoje, o nosso Saica contempla no máximo 20 crianças”, explicou Engenheiro Daniel a este portal.
Outra benfeitoria será a reforma e adequação do canil do Centro de Controle de Zoonoses, no Parque Industrial das Oliveiras (região do Jardim Helena). O espaço terá 20 baias e um bloco de serviços e cuidados para banho e tosa de cães de estimação. A prefeitura vai revitalizar ainda a praça com a quadra no Condomínio João Cândido, no Jardim Salete, inclusive reestruturar o local para volta do ponto final de linha de ônibus intermunicipal que atendia o residencial.
As obras terão R$ 10 milhões, disponibilizados pela Cooperativa Habitacional Vida Nova, que cumpre um termo de ajustamento de conduta (TAC) feito pelo Ministério Público. A cooperativa era alvo de processo da prefeitura por empreendimento sem entrega de área institucional ao município, em imbróglio que durava mais de dez anos. O ex-prefeito Fernando Fernandes, que moveu a ação, compareceu ao anúncio dos projetos – ele é avô atípico também.
A cooperativa mostrou vídeo dos desenhos arquitetônicos dos equipamentos que irá construir, o Centro TEA, o novo Saica e o canil. Vereadores e moradores – mães atípicas convidadas publicamente pelo prefeito – acompanharam, além do governo. A grande novidade, o Centro TEA será um espaço de referência para o acolhimento, atendimento e inclusão dos autistas e famílias, com abordagem multidisciplinar, intersetorial e humanizada pela Secretaria de Saúde.
A apresentação se limitou, nas palavras do prefeito, “à estrutura do projeto, e não à forma como será tocado”. “Durante o decorrer da obra, serão realizadas reuniões e audiências públicas, garantindo a participação popular na definição das prioridades de atendimento e das reais necessidades dos munícipes”, destacou Engenheiro Daniel. Como este portal também revelou, o Centro TEA de Taboão tem prazo de obra de 18 meses, ou seja, deve ficar pronto no fim de 2027.
O prefeito disse que o Centro TEA será um marco na promoção da inclusão. “Esse é um grande ganho para a nossa cidade. Temos no mínimo de duas a três mil famílias atípicas em Taboão da Serra. Laudadas, estamos chegando próximo de mil”, afirmou. Ele ainda classificou o futuro espaço como o grande legado do seu governo. “Será o melhor e maior Centro TEA do Estado de São Paulo”, declarou Engenheiro Daniel, com grande satisfação pela largada do projeto.
Engenheiro Daniel fez agradecimento especial à promotora Maria Júlia Kaial “pela condução e construção de todo o processo para tornar realidade” o equipamento. “No ano passado, ela organizou alguns eventos, reuniões [entre as partes] para fazer o acordo”, disse. E voltou a celebrar o projeto. “Taboão da Serra dá um salto, vamos colocar a cidade em outro patamar em respeito e tratamento às crianças e famílias que passam pela dificuldade do autismo”, afirmou.
LEIA+ Governo Engenheiro Daniel apresenta projeto do Centro TEA de Taboão da Serra nesta 3ª-feira (10)





