O governo Engenheiro Daniel (União Brasil) vai apresentar nesta terça-feira (10), às 11h30, na Câmara dos Vereadores, o projeto de construção do Centro TEA de Taboão da Serra, para crianças e jovens autistas e familiares. Como o VERBO antecipou na semana passada, o espaço vai ser erguido ao lado da escola Asas Brancas, no bairro do Pazzini. Nesta segunda (9), o prefeito convidou os pais atípicos a estarem na apresentação para conhecer o futuro equipamento.
Engenheiro Daniel garantiu o Centro TEA em dezembro em reunião, com mediação do Ministério Público, para pleitear compensação financeira devida por uma empresa da cidade, conforme este portal também revelou. “É um processo que se estende ao longo de muitos anos, da Cooperativa Habitacional Vida Nova com a prefeitura, que se encerrou, acabou o imbróglio. Porém, sobrou uma contrapartida da cooperativa, de aproximadamente R$ 10 milhões”, disse à reportagem.
Com o acordo, a cooperativa vai construir o centro, “no terreno do Asas Brancas”. “Lá nós faremos o tão sonhado Espaço TEA, que vai cuidar das famílias atípicas da cidade – temos um número absurdo -, e será referência para toda a região. Em breve, a obra será iniciada, o cronograma é o início de junho de 2026. O nosso objetivo é até o final de 2027 entregar o equipamento para atender essa população que tanto necessita na nossa cidade”, continuou Engenheiro Daniel.
“Só eu sei o quanto tenho recebido reclamação de mães atípicas da nossa cidade da falta de qualidade do nosso serviço. Mas, pode ter certeza, estamos trabalhando muito para melhor isso, e o Espaço TEA é o objetivo final para atender a necessidade verdadeira dessas famílias”, enfatizou o prefeito. Na mesma área também será erguido o novo Saica (serviço de acolhimento a crianças e adolescentes sob abandono), com ampliação de vagas de 20 para até 50 atendidos.
O prefeito chegou a anunciar em novembro a implantação do Centro TEA no Pirajuçara, mas definiu a mudança de local pelo projeto ser interessante e vantajoso para o município na área pública disponível. O Executivo vai ter os prédios bancados com dinheiro da iniciativa privada a que tem direito por lei, e não precisará pôr recurso municipal, e vai contar com a construção pela cooperativa com reconhecida qualidade constatada em outras obras compensatórias.
A cooperativa vai apresentar o desenho do espaço aos vereadores a pedido do MP, apurou a reportagem. Engenheiro Daniel disse fazer uma convocação, “não é nem convite”, para conhecer o “maior Centro TEA do Estado de São Paulo, que será construído em Taboão da Serra”. “Você pai e mãe atípico, venha conosco acompanhar a apresentação, mais do que isso, participar do projeto, dar sua opinião. É para atender você que acreditou no nosso trabalho”, declarou.





