O prefeito Engenheiro Daniel (União Brasil) anunciou nesta terça-feira (27) que vai entregar o material e o uniforme escolares aos alunos da rede municipal de Taboão da Serra na primeira semana de aula, como havia prometido. O ano letivo para os estudantes dos ensinos infantil e fundamental e de educação especial e de jovens e adultos da prefeitura vai começar no dia 9 de fevereiro. O chefe do Executivo fez o comunicado, no gabinete, ao mostrar os kits já disponíveis.
Segundo o governo, os alunos vão receber cadernos (caligrafia, quadriculado e de desenho), estojo com lápis e canetas, cola, régua, giz de cera, tesoura, apontador e agenda escolar, inclusive com mochila. Já quanto ao uniforme, vão contar com camisetas de mangas curta e longa, calça, bermuda, jaqueta, além de tênis e pares de meia, separados por conjuntos de verão e inverno. No total, cerca de 25 mil estudantes vão ser contemplados com os kits escolares.
Os conjuntos foram separados conforme a fase escolar do aluno, desde o berçário até o quinto ano, e também para o EJA. O prefeito, que no ano passado assumiu o compromisso de fazer a entrega do material e uniforme no início do ano letivo, indicou que o que os críticos consideravam só uma promessa se concretizou. “O que antes parecia ser um sonho para muitos hoje é uma realidade. As crianças, jovens e adultos irão receber os kits logo na volta às aulas”, disse.
No ano passado, o governo distribuiu o uniforme em abril, mas por conta de que a gestão anterior, de Aprígio (Podemos), que tinha a responsabilidade de providenciar a compra em 2024, demorou a realizar a licitação e, no fim, não finalizou a aquisição. Engenheiro Daniel, contrariado, ao fazer a entrega pessoalmente nas escolas Darcy Ribeiro e Armando de Andrade (Pirajuçara), disse que o atraso não ia se repetir nos demais anos de mandato, a partir de 2026.
No caso do material foi pior. A licitação feita pelo governo passado foi impugnada pelo Tribunal de Contas. Mesmo assim, Ricardo Ribeiro, professor da rede, que era o secretário de Educação à época, foi à rede social e criticou a demora. Engenheiro Daniel rebateu e reafirmou o compromisso de não deixar mais atrasar. “Este ano será entregue com atraso graças a sua grande parcela de contribuição. E nos próximos anos entregaremos no início das aulas”, declarou.
Durante o anúncio, ontem, porém, o prefeito tratou a entrega do material e do uniforme escolar no prazo correto como dever de gestor, até pela palavra dada durante a campanha eleitoral. “É com muita alegria que estamos dando essa notícia. Essa é uma obrigação do nosso governo. Criança tem que ter ensino de qualidade, uma escola estruturada e acolhedora e condições de estudar, e é isso que estamos fazendo com a educação de Taboão da Serra”, disse.
Ao lado do prefeito no anúncio sobre educação, a vice-prefeita Érica Franquini (Republicanos) – que foi vereadora de 2013 a 2024 – disse se tratar da primeira vez que a distribuição dos itens escolares acontece no princípio do ano letivo no município. “Este governo é comprometido com a população e o que estamos fazendo é inédito para Taboão da Serra. Nenhum outro governo conseguiu entregar os kits básicos para os estudantes no início das aulas”, ressaltou.
O secretário Luciano Corrêa (Educação), também presente no gabinete do prefeito, enfatizou o processo de compra dos conjuntos. “Pensamos nas necessidades de cada aluno e os kits são separados e diferentes para cada ano escolar, do berçário ao EJA”, disse. Ele indicou que as famílias não precisarão comprar os itens mais básicos. “Todos os alunos serão beneficiados, e os pais já podem comemorar, pois sabemos o quanto essa entrega é esperada”, completou.





