Governo Engenheiro Daniel fecha cruzamento da rua Francisco Celso para teste na segunda-feira (19)

Na av. Taboão da Serra, veículos poderão fazer o retorno no semáforo da Esfiha Mix; já o acesso para quem vem do Monte Alegre sentido av. Laurita Ortega Mari continua

Especial para o VERBO ONLINE

Cruzamento da avenida Taboão da Serra com a rua Francisco Celso (à esq.); travessia será fechada e semáforos desligados para teste a partir de segunda-feira (19) | Click Regional

O cruzamento (com semáforo) da avenida Taboão da Serra (antiga rodovia Régis Bittencourt) com a rua Francisco Celso, na região do Jardim Helena, vai entrar em teste para possível fechamento. O governo Engenheiro Daniel (União Brasil) fará a segunda intervenção na via após a avaliação sobre a travessia com a estrada Benedito Cesário de Oliveira, entre a Vila Iasi e o Parque Laguna. A gestão visa melhorar a fluidez do tráfego e beneficiar motoristas e moradores.

Mesmo após realização de audiência e de consulta pública, o prefeito iniciou o teste em cruzamentos para ter também avaliação técnica sobre a necessidade de mudança ou não, como sempre deixou claro para a população. Após desativar a travessia com a estrada Benedito Cesário, temporariamente, em 30 de setembro, o governo encerrou a análise em 15 de outubro e fechou a passagem definitivamente, com a retirada total do complexo semafórico, no dia 3 de dezembro.

Agora, para realizar novo teste, o governo vai fechar o cruzamento da Francisco Celso na segunda-feira (19). Com a intervenção, a travessia em direção a Embu das Artes e Sul do país ficará bloqueada. “Os veículos poderão fazer o retorno no semáforo da Esfiha Mix”, disse o secretário Marcos Paulo (Mobilidade Urbana) ao VERBO. “Já o acesso para quem vem do Monte Alegre sentido avenida Laurita [Ortega Mari] continuará”, completou. Segundo ele, o teste durará 30 dias.

Na audiência pública, um morador da Francisco Celso, Joselito Gaza, reclamou de a rua, estreita, ter recebido o cruzamento mesmo sem comportar o tráfego, por ter passado a receber muitos veículos, até pesados, e enfrentar muito trânsito. Ele disse que os que residem no local não foram consultados – a implantação das travessias foi feita pelo governo Aprígio (Podemos), sem ouvir a população, às pressas, em 2024, em ano em que o então prefeito buscava a reeleição.

O cruzamento da Francisco Celso, entre os sete implantados na avenida Taboão da Serra, deverá ser o último a ser testado, em vista da desativação permanente. “Nós assumimos o compromisso de fazer mais um fechamento. Primeiro, fizemos o compromisso de fazer o do Laguna. Deu super certo, a população aprovou, nós medimos isso, fomos para a rua, colocamos equipe nossa para conversar com a população. E foi positivo”, disse Engenheiro Daniel, no mês passado.

Ele relembrou que na campanha eleitoral criticou a implantação dos semáforos por ouvir dos moradores apelo pela retirada. “E assumi o compromisso de retirar. Mas sempre deixei muito claro que a minha vontade nunca vai prevalecer, o que vai prevalecer é a vontade do povo. Hoje, de 50% a 60% [dos munícipes entendem que] os faróis são necessários. Só que a gente está fazendo as alterações aos poucos, até para a população avaliar se é bom ou ruim a remoção”, declarou.

comentários

>