Átila Oliveira foi nomeado oficialmente secretário da Infância e Juventude de Taboão da Serra, pelo prefeito Engenheiro Daniel (União Brasil). A nomeação foi publicada na “Imprensa Oficial do Município” de terça-feira (16). Empresário do setor varejista e formado em administração de empresas, Átila, 41 anos, acumulou experiência em gestão, geração de oportunidades e atuação comunitária. Ele entra para a história ao se tornar o primeiro titular da pasta em Taboão.
A Secretaria da Infância e Juventude foi criada no mês passado, em 11 de novembro, após pedido público feito pela promotora Maria Júlia Cury, da vara infantojuvenil, diante da demandas com as quais vêm lidando. “Problemas novos vêm surgindo, violências de tudo quanto é canto [contra crianças e adolescentes]”, disse. O governo diz que, com a pasta, o município fortalece a capacidade de monitoramento, gestão e integração de ações intersetoriais em favor do público-alvo.
Pela lei que a criou, a secretaria é composta pelos departamentos da Infância, da Juventude e de Atuação e Relacionamento com Conselhos, responsáveis por ações ligadas à educação, proteção digital, prevenção da violência, garantia de ambientes seguros e articulação permanente com o Conselho Tutelar. Átila tem a missão de fortalecer políticas de proteção integral, desenvolvimento humano, educação cidadã e ampliação de oportunidades às novas gerações.
Átila era secretário-adjunto de Indústria e Comércio. Ele falou com o VERBO e já citou uma ação ao conectar com a antiga tarefa. “Existe o fundo da infância e adolescente, para o qual as empresas podem direcionar parte do Imposto de Renda [1%]. Este ano, conhecemos as empresas. Como as portas já ficaram abertas, vamos incentivá-las a doar para aumentar o fundo. Vai ser um grande pontapé inicial para estruturar melhor os equipamentos voltados para eles”, afirmou.
Contudo, como não é da área, Átila terá ajuda de uma veterana na administração municipal. “Arlete Silva está como assessora especial e vai ficar os primeiros seis meses colocado com ele e a promotora desenvolvendo os projetos”, disse Engenheiro Daniel, segundo apurou este portal. Indagado sobre a auxiliar, Átila confirmou – ele foi coordenador quando Arlete era secretária de Assistência Social. “Ela já está me auxiliando, sim. A Arlete é uma professora no assunto”, disse.
No entanto, como sinalizou, o prefeito indicou que a presença de Arlete é para dar um suporte provisório, que o secretário dará conta do recado na nova pasta, em demonstração de grande confiança no novo auxiliar. “O Átila tem potencial, boa formação – teve boa base de estudo e trabalhou a vida toda. É outro tipo de pessoa, não tenho dúvida de que ele vai ir muito bem lá”, declarou ainda, em relato da fonte. Átila se diz lisonjeado pela nomeação. “É uma honra”, declarou.





