Audiências discutem orçamento de 2026 e plano de gestão por 4 anos de Taboão nesta terça-feira (18)

População é chamada a tirar dúvidas sobre a primeira peça orçamentária do governo Engenheiro Daniel e o Plano Plurianual de 2026-2029, a partir das 18h, na Câmara

Especial para o VERBO ONLINE

Audiência da Comissão de Finanças e Orçamento, com a presença da Secretaria da Fazenda; Câmara receberá discussão da lei orçamentária 2026 e do PPA 2026-2029 | CMTS

A Câmara de Taboão da Serra realiza nesta terça-feira (18), a partir das 18h, audiência pública que vai discutir o projeto de lei (152/2025) do orçamento municipal para 2026. A lei orçamentária anual (LOA) define quanto a prefeitura planeja arrecadar e como distribuirá os recursos entre as diversas áreas da gestão pública, como saúde, segurança, educação, obras. O orçamento do ano que vem será o primeiro formulado pelo governo Engenheiro Daniel (União Brasil).

O presidente da Comissão de Finanças e Orçamento, vereador Celso Gallo (PDT), explica que a audiência é uma etapa essencial do processo de aprovação da receita global da cidade. Segundo ele, “a LOA mostra de forma clara como o dinheiro público será aplicado ao longo do ano. É um instrumento de planejamento e transparência”. A audiência é o momento em que os moradores podem acompanhar de perto como o orçamento está sendo estruturado e tirar dúvidas.

Gallo reforça que a participação da população fortalece o debate. “Quando a comunidade acompanha e participa, o planejamento financeiro ganha mais responsabilidade e representatividade”, afirmou. A audiência cumpre as exigências da Lei de Responsabilidade Fiscal e antecede a votação definitiva do projeto pelos vereadores. A Comissão de Finanças e Orçamento é composta, além de Gallo, por Dídio Conceição (PP), vice-presidente, e Bressan (PDT), membro.

PPA
Na mesma ocasião, antes do orçamento, a comissão abordará o Plano Plurianual (PPA) de Taboão para 2026 a 2029 (projeto de lei 134/2025). A peça determina as ações do Executivo para o período. Segundo Gallo, discutir o plano é fundamental. “Estamos garantindo transparência e participação popular na construção das metas e prioridades da administração municipal para os próximos quatro anos. O PPA é o instrumento que define o futuro da cidade”, reforça.

SERVIÇO
Audiências públicas do PPA 2026-2029 e do Orçamento 2026
Nesta terça-feira (18), a partir das 18h
Câmara de Taboão da Serra – plenário (estrada São Francisco, 2.013 – Jardim Helena)

comentários

>