O prefeito Engenheiro Daniel (União Brasil) abriu no sábado (8) quatro creches conveniadas e criou 740 novas vagas para crianças de 6 meses a 3 anos. Ele afirmou zerar a fila de espera por educação infantil em Taboão da Serra. Em menos de nove meses de governo Daniel já implantou o dobro de PACs, como chamadas as creches em parceria com entidades, em relação à gestão do ex-prefeito Aprígio (Podemos), que em quatro anos instituiu só duas escolas PAC.
As novas creches são a Solar dos Unidos I, no Jardim Iracema, e Solar dos Unidos II, no Jardim São João (Pirajuçara), da ONG Solar dos Unidos Associação Comunitária, que atenderão 480 crianças; e a Pequenos Tesouros, no Jardim Salete, e Plenittud, no Jardim Santa Cecília, da Associação Família Feliz, que receberão 260 crianças – em período integral (7h às 17h). As escolas foram preparadas com capricho nos mínimos detalhes e receberam elogios de mães e pais.
A moradora Rosângela Oliveira, mãe da Lívia, de 3 anos, abriu o sorriso ao conhecer a nova creche no Salete durante a inauguração e falar do benefício para as famílias. “Nossa, para nós facilita muito, a gente precisa trabalhar e não tem com quem deixar os nossos filhos. Sem contar que ela vai se socializar melhor com outras crianças. Vai ser muito bom para ela”, disse ao VERBO. Durante a entrevista, a menina se desvencilhou do colo materno para já correr até um brinquedo.
Em maratona, Engenheiro Daniel inaugurou inicialmente as creches Solar dos Unidos I e II em cerimônia na unidade no Pirajuçara. Depois, a Pequenos Tesouros. A presidente da associação conveniada elogiou o prefeito. “O Daniel é engenheiro, mas não pensa só em obras, ele se preocupa com as pessoas, ele é muito humano”, disse Lucélia Lima. A ONG cobrou, porém, a abertura antes. O prefeito disse que a espera era necessária por prezar por atendimento de qualidade às crianças.
“Tivemos o cuidado de inspecionar tudo. Elas [dirigentes] falavam ‘a Vigilância Sanitária está travando, o [secretário de Educação] Luciano é complicado’. Não é isso. É uma responsabilidade muito grande. Nós somos o meio, e temos que pensar no fim, quem vamos atender, 100 crianças estarão aqui, temos que fazer com excelência. É melhor esperar dez meses, mas vamos sair daqui tranquilos, sabendo que o Salete tem um lugar para ser bem atendido”, disse Engenheiro Daniel.
Feito o esclarecimento, o prefeito celebrou a parceria ao dizer que os pais não precisarão mais gastar o salário para pagar pessoas para cuidar dos filhos e que podem não ser preparadas. “Fico muito feliz em abrir aqui o espaço para 100 famílias que poderão trabalhar sossegadas ao ter lugar de qualidade com profissionais capacitados. E não só a direção da associação vai fazer a gestão, toda a nossa equipe técnica vai acompanhar de perto o trabalho”, afirmou.
Por fim, também com presença maciça de pais, Engenheiro Daniel abriu o PAC Plenittud, onde também foi saudado como um prefeito que “tem olhar sensível para as famílias que precisam de creche para os filhos e realiza ações voltadas para a população mais necessitada”. A inauguração da unidade virou um símbolo do compromisso do prefeito de tornar o ensino municipal uma educação de ponta, já que a escola passou a ser conveniada, gratuita, e deixou de ser particular.
“Até o ano passado aqui era uma escola particular. Nas conversamos com a Gloria [responsável pela entidade], colocamos que a nossa ideia é transformar a educação de Taboão da Serra, pública municipal, igual à educação particular ou melhor. E hoje estamos demonstrando isso na prática, conseguimos um feito único, histórico, estamos transformando uma escola particular que não tinha vaga, com demanda, em uma escola pública”, destacou Engenheiro Daniel.
Ele reafirmou que a creche para ser PAC teve preparação criteriosa e disse que a unidade poderá ainda receber mais alunos. “Não basta só querer, ter vontade, tem uma série de responsabilidades, legislações que precisam ser cumpridas, mas está aqui, graças a Deus. É uma escola que vai atender 130 famílias, tem potencial para chegar a até 200 famílias. E já temos esse compromisso, esse objetivo ao longo do ano que vem, o que vai beneficiar em muito a região”, ressaltou.
O prefeito anunciou, em entrevista, que acabou com a fila por creche no município. “Nós entendemos hoje que conseguimos zerar, com a inauguração dos quatro novos PACs. [Atendemos completamente] o que tinha [de crianças à espera de vaga] em nosso cadastro com as inaugurações e com adequações das nossas escolas [da prefeitura], principalmente em período integral”, afirmou Engenheiro Daniel. Ele disse que agora a rede municipal tem 71 escolas, das quais 18 PACs.






Como entrego um currículo
Para essas creche
Não há informação sobre vagas abertas. No entanto, procure cada uma das unidades
escolares ou a Secretaria de Educação de Taboão da Serra – cujo telefone é (11) 4788-5822.