O bispo de Campo Limpo, dom Valdir de Castro, reuniu no último dia 3, na Cúria (zona sul de SP), autoridades de cidades da região para reivindicar mais segurança. Estiveram presentes os prefeitos Felipe Amed-MDB (São Lourenço da Serra), Ramon Corsini-União Brasil (Itapecerica da Serra), Willians Soares-MDB (Juquitiba) e Hugo Prado-Republicanos (Embu), a vice Dra. Bete-MDB (Embu), vereadores, e o subsecretário estadual Dourado Júnior (Relações Institucionais).
A reunião foi motivada pelo “apelo” que as igrejas católicas locais têm feito a dom Valdir devido à insegurança. “Os nossos paroquianos também são munícipes das cidades onde habitam. O bispo, muito sensível aos apelos dos padres, agentes de pastorais de nossas paróquias e do povo Deus [população], fez o convite aos prefeitos, e estendemos aos vereadores, para abrirmos a discussão”, diz o padre Gean Medeiros, articulador do encontro, que falou ao VERBO.
A paróquia do padre Gean fica no Valo Velho (zona sul de SP). “Por exemplo, [ela] está numa divisa entre três municípios – Itapecerica [da Serra], Embu e São Paulo – e aqui nós padecemos com a violência, com a ausência de segurança pública. Então, a Igreja, entre muitas tarefas, acaba também sendo a mediadora [da população], fazendo a discussão das demandas sociais, como segurança, para ver se o nosso povo tem um pouco mais de dignidade”, observa.
Segundo o religioso, um assunto bastante discutido na reunião foram os roubos de alianças e celulares na região, e a morosidade das delegacias no registro dos crimes com violência. “A população não se sente motivada, mesmo depois de um assalto, a fazer boletim de ocorrência. Que a Polícia Civil fosse mais eficiente no acolhimento ao munícipe vítima de assalto e na execução do BO, levando em conta que nem tudo é permitido fazer de maneira eletrônica”, afirma.
O padre enfatizou que um dos pedidos de solução encaminhados é a “realização de atendimentos eficazes às vítimas” dos crimes por parte das polícias. Ele revelou também que a principal deliberação da reunião foi uma audiência de dom Valdir e outros bispos da região do Conisud (oito municípios) – Diocese de Osasco – com o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos). A ideia, de acordo com o religioso, é que os prefeitos e membros do Legislativo sejam atendidos também.
A reunião em geral foi considerada positiva, ao possibilitar o diálogo e o fortalecimento da união entre os agentes na defesa da população por mais segurança. “O ponto alto é justamente a organização da sociedade enquanto Poder Executivo, Legislativo e instituição religiosa. Porque entendemos que somos uma só sociedade, um só corpo. Então compreendemos que, juntos, enquanto comunidade, enquanto sociedade, temos mais força e voz [para reivindicar]”, diz padre Gean.





