O Esporte Clube Taboão conquistou a Taça Brasil de Futsal Feminino ao vencer o Barateiro Futsal, de Santa Catarina, por 2 a 0, no último sábado (4), em Cascavel, no Paraná, onde o torneio foi realizado. A equipe teve como campanha vitória por 8 a 2 sobre o SK Boa Esperança (ES), 4 a 0 contra a Adef (DF), 8 a 1 diante do Maranhense (MA), e empate por 1 a 1 com o Cianorte (PR), na fase classificatória. Na semifinal, enfrentou de novo o Cianorte e goleou por 5 a 1.
Na grande decisão, as meninas do Taboão venceram com um gol em cada tempo. Após troca de passes, Pão Brites rolou na área para Luana Moura, que escorou de primeira: 1 a 0. Nos segundos finais, no desespero para empatar, o Barateiro, pela esquerda, cruzou fraco pressionado pela marcação de Natalinha, e Drika cortou. A arqueira Flavi ficou com a bola e deu um chutaço ao gol aberto do time catarinense, quando o adversário jogava com goleira-linha: 2 a 0.
A equipe taboanense conquistou o tricampeonato consecutivo da Taça Brasil, em mais um título fruto do trabalho consistente que há 16 anos transforma o futsal feminino em Taboão, com um projeto que atende gratuitamente mais de 700 meninas, das categorias de base até o profissional. O Taboão é hoje uma referência nacional, pela dedicação da comissão técnica liderada por Cris Souza, eleita melhor treinadora do mundo em 2020 e 2024 pelo Futsal Planet Awards.
O Taboão construiu uma trajetória vitoriosa além-fronteiras. Foi eleito o melhor time feminino de futsal do mundo em 2019 e 2024, segundo o Futsal Planet Awards, reconhecimento chancelado pela FIFA e considerado a maior premiação da modalidade no planeta. Nos anos seguintes, o clube se manteve entre as potências globais – ficou no “top 5” em 2020 e foi eleito o terceiro melhor time do mundo em 2021, em reafirmação do protagonismo no florescente futsal das mulheres.
Em 2021, a equipe profissional também acumulou títulos nacionais, como a NFFB, o Campeonato Paulista, a Super Copa, além dos vice-campeonatos na Copa Brasil e na Taça Brasil. Além do terceiro título da Taça Brasil, na edição deste ano, como coletivo, o Taboão também brilhou nas premiações individuais. Cris Souza foi novamente eleita a melhor treinadora da competição, enquanto Luana Moura, a capitã do elenco, encerrou o torneio como artilheira, com 10 gols.
A presidente do EC Taboão, Priscila Silva, celebra o momento histórico. “Essa conquista é fruto de muito trabalho. Estamos vivendo um momento único no clube, no ano passado ganhamos tudo, e neste ano já foram três competições e três títulos”, ressalta, ao lembrar que neste domingo (12) o time disputa mais uma final, da Copa do Brasil, em casa, no ginásio Zé do Feijão. “Só temos a agradecer às atletas e à comissão pelo excelente trabalho”, diz.
Na terça-feira (7), atletas e comissão técnica foram festejadas pelo prefeito Engenheiro Daniel (União Brasil), que as recebeu no gabinete, com o secretário Luiz Lune (Esporte). “Com todo esse apoio, com vocês caminhando junto, daqui para frente vão ser cada vez mais glórias acumuladas”, disse Cris. Daniel reafirmou que enquanto for o prefeito o Taboão “só vai crescer em termos de estrutura, em termos financeiro, porque dentro de quadra vocês estão no ápice”, elogiou.
FICHA TÉCNICA
Taboão 2 x 0 Barateiro
ESPORTE CLUBE TABOÃO – TRICAMPEÃO DA TAÇA BRASIL DE FUTSAL FEMININO
SERVIÇO
Final da Copa do Brasil de Futsal Feminino
Neste domingo (12), às 11h, no ginásio Zé do Feijão (estrada Kizaemon Takeuti, 1.950 – Jardim Roberto/Pirajuçara)
Entrada: a partir de R$ 10 (esporteclubetaboao.com.br)





