Mesmo após integrar o governo Aprígio (Podemos), apontado como o pior da história de Taboão da Serra, que não fez nem o básico – não construiu sequer uma creche e uma escola e alugou um galpão para abrir a UBS Laguna, e apenas no último ano de mandato, ao não terminar obra iniciada por “picuinha política”, além de deixar dívida de R$ 261 milhões -, o ex-secretário Allan Mohamed publicou um vídeo na quarta-feira (25) para criticar a gestão Engenheiro Daniel (União).
EU TE CONHEÇO 2 “Estamos vendo muitas promessas, mas, para você morador, o que realmente mudou na sua rua, em seu bairro, no local aonde [sic] faz uso dos serviços públicos? […] Porque no papel tudo parece bonito, mas e na prática, será que isso está acontecendo? […]”, diz Allan. Ele recebeu, porém, várias respostas de que melhorou, cerca de 30. Outras disseram não saber, não ter como avaliar com pouco tempo da gestão Engenheiro Daniel, e que piorou, entre 143 interações.
EU TE CONHEÇO 3 Entre as avaliações de melhora, Neide Augusta diz: “Tem mais polícia na rua, a saúde está bem melhor e, se Deus permitir, vai ficar melhor”. Regina Tavares fala: “Deixaram um rombo na prefeitura, então em 6 meses você quer o quê? Mas está melhor que antes: policiais na rua, onde eu moro mesmo sempre estão passando; a UBS, o atendimento está muito bom”. Mari Coelho declara: “A cidade está mais limpa, mais polícia nas ruas, a saúde está melhorando”.

EU TE CONHEÇO 4 “Na UBS Clementino aumentou um dia de coleta [de exames] para normalizar fila de espera. Melhorou sim”, diz Luciana Santos. “Hoje podemos ir ao pronto-socorro Antena e o atendimento está sendo super rápido. Antigamente a gente ficava o dia todo lá dentro pra ser atendido”, fala Angela da Silva, igual a relato de idosa mostrado pela coluna na semana passada. Mas há problemas. Karina Ferraz diz: “Nas UBSs não tem uma ‘Dipirona’, isso é uma vergonha”.

EU TE CONHEÇO 5 Allan foi, porém, “reconhecido” e caiu em descrédito. Ricardo ‘Running’ diz: “[…] Trabalhou para uma gestão mentirosa onde o próprio prefeito tentou com [contra] a própria vida, colocando assim Taboão da Serra em todas as páginas policiais”. Pyetra Araújo: “Peraí, você não é o advogado que defendeu o Aprígio naquela mentira que saiu no ‘Fantástico’?”. Valty Ruas ironizou: ‘Até agora ele [Daniel] não armou uma tentativa de homicídio contra a própria vida, não”.
ESCATOLÓGICO Apesar de autor de uma série de atos repugnantes e criminosos ao longo de dez anos, Renato Oliveira – “afilhado político” do ex-prefeito Ney Santos e secretário de Serviços Urbanos do prefeito Hugo Prado -, sim, recebeu o título de “Cidadão Embuense”, no último dia 25. Vanessa da Saúde (União) disse que Renato assessorou Ney na Câmara e é “muito respeitador”. Na época, porém, ele assediou sexualmente uma estagiária menor com apologia ao estupro (vídeo).
ESCATOLÓGICO 2 Sandra Manente (Republicanos) disse que Renato é extremamente habilidoso e de “inteligência que chama a atenção, por isso, às vezes é criticado”. Natinha (Republicanos) disse que viu “tanta gente falando mal desse moço”, mas que Renato “é uma pessoa que tem um bom coração, um cara do bem”. Os fatos: Renato, alcoolizado, xingou uma médica de “puta” em Santa Catarina e agiu de tocaia em tentativa de homicídio contra jornalista de Embu. Vai a júri popular.

ESCATOLÓGICO 3 Rochinha (Avante) afirmou ser vereador por “pegar exemplos” de Renato. Betinho disse conhecer “o caráter e o coração” de Renato e abordou o que “passou em rede nacional”, sobre ato de racismo no Rio de Janeiro. É o mais recente escândalo em que Renato se envolveu. Procurado pela coluna, ele não respondeu. Vereadores falaram que Renato “mudou, voltou para igreja”. Mas até hoje não foi encontrado para ser intimado sobre uso ilegal de carro oficial no Rio.
FARRA 1 Sobre o uso do carro, o Ministério Público ajuizou ação civil contra Renato por improbidade administrativa, ao constatar que a “utilização dos veículos oficiais era realizada em total desrespeito aos princípios constitucionais que regem a administração pública”, “sem um controle efetivo”. O diretor-geral da Câmara era Felipe José dos Santos (foto). Questionado pela coluna sobre o abuso, Felipe alegou que “não cabe ao diretor permitir ou não ações dos parlamentares”.

FARRA 2 “A conduta pessoal de cada servidor ou agente público é de sua inteira responsabilidade, e eventuais atitudes indisciplinares são tratadas conforme os ritos previstos nos regulamentos internos e na legislação vigente”, disse Felipe. A coluna indagou então por que não providenciou que o uso indevido do carro oficial por Renato fosse tratado conforme tais ritos. Aí ele calou. Felipe foi nomeado chefe-de-gabinete por Hugo Prado e é colega de secretariado de Renato.
SEM ASSÉDIO A Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia de SP aprovou no último dia 25 um projeto do deputado Thiago Auricchio (PL) que libera para as mulheres arma de eletrochoque e para as adolescentes de 16 e 17 anos spray de pimenta para defesa pessoal. A advogada especialista contra violência de gênero Sueli Amoedo diz à coluna que a proposta é “bem intencionada”, só permite utilização após treinamento e avaliação, “o que reduz riscos de uso indevido”.

SEM ASSÉDIO 2 No entanto, Sueli pondera e diz que a mulher pode ser responsabilizada a depender da reação ao agressor. “Se depender só de ‘armas’ e sem foco institucional sério, o impacto será limitado. Armas de eletrochoque não podem substituir a política pública. O comprometimento do Estado com prevenção, proteção e punição não pode ser terceirizado para quem já é vítima da violência”, afirma. O projeto deve passar por outras comissões antes de ir a votação.
BOICOTE O prefeito Engenheiro Daniel promoveu em 31 de maio em Taboão da Serra um evento pró pré-candidatura a deputado federal de Ney Santos. Mas, dos 11 vereadores (de 13) esperados para apoiar Ney, quatro não deram as caras. Não foram Carlinhos do Leme, Gallo, Nezito e Enfermeiro Rodney. A coluna falou com os três primeiros. Eles alegaram outros compromissos. Mas um membro do governo deu outra explicação: “Boicote a ele”. Procurado, Ney ficou em silêncio.

COMPANHEIRO Livre-nomeado no governo Aprígio e membro ao PT, Professor Luizinho (foto) é comissionado na gestão Engenheiro Daniel. Acontece que ele é candidato a presidente do PT de Taboão e como tal não pode estar ligado a nenhum governo, está irregular na disputa, contra a professora Márcia. A eleição interna do PT para escolha do presidente e direção acontece neste domingo (6), em todo o país. Em Taboão, será das 9h às 17h, no Sindicato dos Metalúrgicos, na Vila Iasi.
CONTRA CRIME Diante da onda de furtos de fios nos equipamentos de Taboão da Serra, principalmente em escolas, o vereador Anderson Nóbrega (PSD) fez uma fala contra os responsáveis após ataques às creches no Parque Pinheiros. “É uma quadrilha de vagabundos que está furtando as escolas, dando prejuízo aos pais, à prefeitura. As crianças precisam ir para a escola”, disse em vídeo na creche Jurema. “Essa quadrilha vai ser presa”, falou em vídeo na creche Pelezinho.

CANDIDATO Na sessão em 27 de maio, Anderson fez defesa e elogios ao prefeito em tom efusivo. “Fico muito feliz por estar participando do governo, estar sendo escutado pelo prefeito Engenheiro Daniel, por ter uma relação muito boa com o nosso prefeito, e tenho certeza que Taboão tem tudo para crescer”, discursou. Ao deixar a tribuna, ouviu da coluna o questionamento se era o líder do governo. “Se o Daniel quiser, eu aceito”, falou em voz alta para todos ouvirem, incisivo.
FÉ E POLÍTICA A vereadora Najara Costa (PCdoB) deu na sessão no último dia 17 uma resposta ácida a Anderson sobre os líderes da Igreja Renascer, apóstolo Estevam e bispa Sônia Hernandes – acusados de lavagem de dinheiro e estelionato. Eles já tinham tido embate após ela rejeitar voto de louvor ao casal, em abril. Sobre voto de louvor dele à Marcha de Jesus, Najara foi a favor. “Eu não sou contra a fé de ninguém. Sou contra quem usa a fé para cometer crimes”, disparou.

FÉ E POLÍTICA 2 Najara denunciou na última sessão (24) um perfil por intolerância contra religiões afro-brasileiras. “Venho manifestar o meu total repúdio à página da internet chamada Caçadores de Macumba. Nosso mandato fez um BO hoje contra o racismo religioso. Fizemos um vídeo que deu muita repercussão. Felizmente, essa página caiu, foi denunciada. Pegamos ‘urls’ de seguidores e fizemos denúncia à Decradi [delegacia contra crimes de intolerância]”, anunciou.
A ESCONDER A Câmara de Taboão aprovou no dia 24 este projeto: “Acrescenta e adequa dispositivos que especifica da Resolução nº 001/2024 e dá outras providências”. O leitor entendeu? E a Câmara pôs no site assim! (foto). Procurado pela coluna, o presidente Carlinhos do Leme (MDB) não atendeu ligação e não explicou por texto o que era aquilo. O projeto autoriza sessão online no recesso. Os vereadores não querem ir à Câmara neste mês (“férias”) e nem que ninguém saiba.

JOINHA A aluna Luiza, de 8 anos, da Emeb Jorge Amado, em Taboão da Serra, encantou as pessoas ao redor ao cobrar do secretário Luciano Corrêa (Educação) a cobertura da quadra da escola, no último dia 14, durante festa junina – ele foi ver o festejo, ficou só 10 minutos e saiu com quase um “puxão de orelha”. Quando o secretário se retirava com a demanda “na cabeça”, olha o gesto da Luiza para ele enquanto aguardava para falar com a coluna (que esperta!):
JORNALISTA O jornalista professor Mário Aparecido, de 63 anos, da “Folha do Pirajuçara”, foi submetido na noite de terça-feira (1º) a uma angioplastia (desobstrução de artérias do coração) – ele viajava ao Paraná quando teve complicações cardíacas. Feito o procedimento (que é pouco invasivo), ele está na UTI em recuperação, segundo informações da esposa Sandra Tereza. A coluna deseja ao colega e amigo professor Mário pronto restabelecimento da saúde.
(fotos: Gabriel Binho/Verbo | Getty Images/ Evgen_Prozhyrko | Divulgação | Leandro Barreira/CMTS)





