Em Taboão, ginasta medalhista olímpica Flávia Saraiva incentiva à prática de esporte e inspira crianças

'Amo ajudar as crianças a querem fazer a prática esportiva. Estar aqui com as meninas, ver o sorriso delas, poder incentivar é muito gratificante', disse a atleta bronze em Paris

Especial para o VERBO ONLINE

Ginasta olímpica Flávia Saraiva e crianças em bate-papo-demonstração do esporte que pratica em evento no ginásio no Jd. Helena, em Taboão da Serra | Izabela Pereira/O Alvo

O sonho de muitas meninas de Taboão da Serra de se tornarem esportistas da ginástica ganhou um impulso especial nesta terça-feira (27). A ginasta medalhista olímpica Flávia Saraiva fez uma palestra no ginásio Ayrton Senna, no Jardim Helena, em que encantou o público com a simpatia e histórias de superação, além de orientar dezenas de aprendizes e possíveis futuros campeões. O evento fez parte do “Dia do Desafio”, promovido em parceria com o Sesc-SP.

Com 25 anos e 1,42 metro de altura, Flávia acumula experiências e títulos que inspiram novas gerações. Ao fazer o bate-papo, a atleta, nascida em uma comunidade no Rio de Janeiro, relembrou o início da trajetória esportiva, aos 8 anos de idade, e os desafios que enfrentou ainda na infância. “Tive que morar longe dos meus pais aos 12 anos, aprender a lidar com responsabilidades muito cedo. O esporte mudou a minha vida, me tornou a pessoa que sou hoje, me moldou”, disse.

Flávia disse, porém, que não se deve abandonar os estudos. “Nunca tem que fazer a escolha, estudar ou fazer esporte. Não. Andam juntos”, disse. Ela lembrou que a vida de atleta exige dedicação. “O esporte de alto rendimento não é fácil, não são só dois, três, quatro anos. São muitos anos. Mas a gente não se arrepende de nada, não tem orgulho maior que representar o nosso país, ganhar uma medalha. Apesar das dificuldades, das muitas lesões, vale muito a pena”, afirmou.

Emocionada com a receptividade do público, Flávia destacou ações como o evento na cidade. “Amo ajudar as crianças a querem fazer a prática esportiva. Estar aqui com essas meninas, ver o sorriso delas, poder incentivar é muito gratificante. Não tem sensação melhor para um atleta”, disse a medalhista de bronze nas Olimpíadas de Paris por equipes. No evento, ela conduziu as crianças em demonstração (“workshop”) de barra fixa, argolas e trampolins inflável e acrobático.

A atividade teve avaliação positiva entre os organizadores. O monitor do Sesc-SP Rafael Guimarães comemorou o sucesso do evento, em promover o esporte entre todas as idades, e ressaltou a relevância da atleta. “Trazer a Flávia para Taboão da Serra foi um grande acerto. A cidade já conta com um projeto de ginástica artística, e esse contato direto com uma referência nacional é um estímulo poderoso para combater o sedentarismo e incentivar a prática esportiva”, disse.

A vice-prefeita Érica Franquini (MDB), presente, exaltou o trabalho do secretário Luiz Lune (Esporte) em parceria com o Sesc. “É emocionante ver o brilho nos olhos das crianças, algumas até chorando de felicidade. É exatamente esse tipo de ação que o nosso governo quer promover: dar oportunidades para as nossas crianças crescerem neste universo, incentivar sonhos através do esporte. Estamos trabalhando para melhorar a estrutura esportiva da cidade”, afirmou.

> Com informações de ‘Click Regional’ e ‘O Alvo’

comentários

>