A praça Porcino Rodrigues, no Centro de Itapecerica da Serra, foi palco neste domingo (25) de um evento que marcou o Dia de Celebração da Memória Africana e Afro-Brasileira. O encontro, realizado pela prefeitura por meio da Secretaria de Cultura, teve uma programação que incluiu apresentações de dança, música, capoeira, gastronomia e venda de produtos. O vice-prefeito Allan Dias (Novo) esteve presente e ressaltou que “as políticas públicas estão abertas para todos”.
A celebração, no coração de Itapecerica, celebrou a diversidade. “Aqui não estamos tratando de religião, estamos tratando de cultura espiritual e ancestral. É a reconstrução do legado africano nesta cidade. Itapecerica da Serra também foi construída com a mão africana”, discursou o diretor de Cultura Walmir Damasceno, o pai Walmir, principal articulador do evento. “Não é toda gestão que tem a coragem e a determinação de acolher pautas como esta”, destacou.
Mulheres negras, mães de santo, realizaram dança na praça, em ponto alto do evento. “A gente precisa levantar aqui em Itapecerica da Serra a memória dos indígenas, dos povos originários, dos povos africanos. Hoje é um dia muito importante, nunca vi essa praça tão bonita quanto está hoje”, exultou a secretária Soraia Leal (Cultura). O Dia de Celebração da Memória Africana e Afro-Brasileira integra o calendário de comemoração aos 148 anos de Itapecerica, neste mês.